O governo do Rio Grande do Sul solicitou ao Banrisul que convoque uma assembleia geral extraordinária (AGE) para que os acionistas deliberem sobre um programa de Units da instituição financeira. Elas funcionam como um combo, que unirá ações ordinárias com preferenciais.
A medida foi bem vista no mercado, por analistas que negociam e também por quem não opera com papéis do Banrisul. Ainda não foi detalhada a proporção das ações no combo, mas a análise é de que dará mais liquidez às ações do banco.
— É uma medida do governo do Estado, que é acionista controlador, para garantir um bom volume diário de negociações. Isso valoriza os papéis — explica uma fonte da coluna que não quer se identificar porque participará da operação.
A assembleia só deverá ser convocada após a oferta de ações anunciada na semana passada pelo Banrisul. A operação pretende levantar cerca de R$ 2 bilhões ou mais, claro.
— Mesmo sendo após a negociação das ações ordinárias, tende a valorizar os papéis. É algo bom para o acionista também. É para a preferencial não perder preço e a ordinária ter demanda na operação porque unifica a negociação — diz Wagner Salaverry, sócio da gestora de fundos Quantitas.
O fato relevante sobre a criação das Units foi encaminhado ao mercado à noite passada. Veja trecho do texto:
"o objetivo de deliberar sobre a criação do programa de emissão de certificados de depósito de ações do Banrisul ("Units" e "Programa de Units", respectivamente), para facultar aos acionistas do Banrisul a formação voluntária de Units representativas de ações preferenciais classe B e ações ordinárias do Banrisul.
Salienta-se que a implementação da criação do Programa de Units do Banrisul, mesmo se concluída a Oferta e atendidas, assim, as condições indicadas nos itens (i) a (iii) acima, ainda dependerá de autorização dos respectivos órgãos competentes, não havendo, neste momento, como assegurar que o Programa de Units será implementado."
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Siga Giane Guerra nas redes sociais
Leia mais notícias da colunista