Quadro Santa Maria de Negócios, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). Com Eduardo Tesch.
Em meados da década de 1950, surgia, em uma área de mais de 100 hectares no bairro Camobi, em Santa Maria, um internato que marcou época na cidade. Localizado praticamente na zona rural do município e cercado por natureza, a Cidade dos Meninos, que era mantida pela Igreja Católica, deu lugar a um espaço que é sede de eventos ao ar livre e que hoje reúne até 15 mil pessoas.
O prédio histórico foi mantido praticamente inalterado e, futuramente, vai abrigar um hotel. O local é administrado pela rede Hotel Fazenda Pampas, que possui outras três unidades, sendo duas no Rio Grande do Sul e uma em Pernambuco.
A lista de eventos é extensa: vai desde o Pátio Rural, organizado pela prefeitura de Santa Maria, que reúne produtores de agroindústrias locais, até festas eletrônicas que entram a madrugada.
— O nosso espaço é um parque, uma área verde enorme. O hotel dispõe de diversas atrações de entretenimento, como pedalinho e passeio a cavalo. É uma série de coisas que não existem em outros espaços — ressalta o assessor comercial do empreendimento, Rafael Ruviaro.
Ele afirma que a intenção da empresa é inaugurar um hotel no antigo prédio, que já chegou a abrigar 500 pessoas durante um evento. O tempo previsto para a inauguração, no entanto, não foi divulgado.
Sobre a chegada do empreendimento à cidade, Ruviaro explica que foi fruto de um projeto em conjunto com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Em 2014, a prefeitura de Santa Maria contratou um estudo que mostrou a ocupação da rede hoteleira na cidade beirava os 85%. Os dados obtidos foram apresentados para o setor empresarial do Estado.
— Nesse período pra cá, tivemos um aporte muito grande de investimentos. Na época, a empresa já havia assumido a Cidade dos Meninos e estava esperando para verificar quais as atividades que seriam realizadas no local. Quando lançamos essa informação, se consolidou que o perfil da Cidade dos Meninos seria realmente a hotelaria — relata Ruviaro.
Ouça aqui o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha).
E também o programa Santa Maria de Negócios: