Ferramenta que indica o horário e o local da missa mais próxima, o Sineiro está chegando a mais 28 municípios do Rio Grande do Sul. A plataforma foi criada pelo gaúcho Juliano Rigatti, consultor da Uzina.co. A partir de agosto agora, o serviço do site será ampliado todas as cidades que integram a Arquidiocese de Porto Alegre.
Com isso, chegará a 158 paróquias, que contemplam uma população de 3 milhões de pessoas. Por enquanto, o site sineiro.com tem a programação das 86 igrejas católicas da Capital.
— Tive a ideia há um ano, quando estava na Serra a passeio, queria participar da missa, mas não encontrava horários e endereços das igrejas — conta.
O nome Sineiro faz analogia ao badalar do sino que, tradicionalmente, indica o horário e o local das celebrações. Para Rigatti, além do apelo religioso, a ferramenta também pode ser usada como um serviço de turismo.
— No mundo todo, as igrejas sempre atraem turistas devido às obras de arte que carregam — avalia.
A plataforma nasceu como site e tem versão para dispositivos móveis. O sistema cruza a localização do usuário com as informações das igrejas mais próximas. Ainda há possibilidade de buscar por endereço, distância e dia da semana.
— Com a colaboração dos usuários, o Sineiro mantém as informações das igrejas e das missas sempre em dia — destaca.
Para ampliar o raio de ação do Sineiro, Rigatti está discutindo parcerias com as demais dioceses gaúchas e também com investidores.
— Nós temos um sonho: divulgar todas as atividades da igreja, não só as missas. Há retiros, concertos, apresentações, horário de confissões, momentos de oração em todo o Brasil — confidencia.
Os novos municípios:
Viamão, Alvorada, Glorinha, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul, Esteio, Nova Santa Rita, Charqueadas, Eldorado do Sul, Guaíba, Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, Camaquã, Cristal, Chuvisca, Butiá, Minas do Leão, General Câmara, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Barão do Triunfo, Cerro Grande do Sul, Mariana Pimentel, Sertão Santana e Sentinela do Sul.
Saiba mais no programa Acerto de Contas. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Ouça aqui: