A votação do plano de recuperação judicial da Artecola foi suspensa pela 8ª vez. Solicitada por um credor, a medida teve aprovação da maioria dos credores reunidos na assembleia desta segunda-feira (26). O próximo encontro foi marcado para 27 de setembro.
A Artecola integra a holding FXK Administração e Participações, que tem sede em Novo Hamburgo. A empresa mantém a operação enquanto corre o processo de recuperação judicial.
A Justiça autorizou em fevereiro de 2018 o pedido, que tinha sido ajuizado pela empresa ainda naquele mês. A dívida atinge R$ 820 milhões, contemplando cerca de 1 mil credores das seis empresas do grupo.
Se o plano de recuperação judicial for aprovado pelos credores, irá depois para homologação da Justiça. Só então, começa a ser executado.
Confira a íntegra do posicionamento enviado pela Artecola para a coluna:
"A FXK Adm. e Participações e suas controladas, incluindo a Artecola Química, informa que a Assembleia Geral de Credores do seu processo de Recuperação Judicial (RJ) realizada nesta segunda-feira, 26 de agosto de 2019, foi suspensa por decisão de 80,6% do total dos créditos presentes e será retomada em 27 de setembro de 2019, no mesmo local (Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo/RS). A aprovação do Plano de Recuperação Judicial da empresa está bem encaminhada junto aos principais credores, sem qualquer pendência ou solicitação em aberto por parte da empresa. A empresa propôs que a votação fosse realizada na data de hoje, entretanto um dos credores financeiros fez pedido de nova suspensão para tramitação interna dos últimos ajustes no plano, o que foi aprovado pela ampla maioria dos votantes. Destacamos que a Artecola Química permanece em plena atividade, apoiada pelos resultados das mudanças implementadas, especialmente em 2019. Houve alterações internas com importantes reflexos na competitividade e no desempenho da empresa, garantindo vendas crescentes, mesmo em um cenário que ainda apresenta limitado nível de atividade na economia brasileira. Vivemos na companhia um processo de renovação intensa, preparando as condições necessárias para um novo ciclo de crescimento e inovações, marcas registradas em nossa história. Estamos em movimento, com a jovialidade que uma empresa de mais de sete décadas deve ter para seguir fazendo história."