Uma bebida que mistura vinho e suco de uva está sendo lançada em lata pela Cooperativa Nova Aliança, que tem sede em Flores da Cunha, na serra gaúcha. O objetivo é deixar o produto leve e prático de beber, já que tradicionalmente é vendido em garrafa de vidro. Gaseificada e de baixo teor alcoólico, será vendida nas versões branco e rosé.
A marca é Del Sole e, oficialmente, a bebida entra em uma categoria chamada de filtrado doce. A lata tem 269 ml e o preço médio sugerido para venda ao consumidor é de R$ 8.
— O brasileiro procura produtos mais práticos, acessíveis e que não precisem de regras, nem ocasião para serem consumidos — comenta o coordenador de Marketing da cooperativa, Vinícius Fruet.
Gerente comercial da empresa, Fernando Matana diz que consumidores da marca Del Sole queriam beber em ambientes como casas noturnas, que não permitem embalagens de vidro. O produto em lata de alumínio preserva os atributos da bebida, que deve ser consumida gelada.
— Em alguns países da Europa, e também nos Estados Unidos, é comum encontrar vinho em lata há alguns anos — salienta Matana.
Atualmente, os principais mercados do Del Sole em garrafa são São Paulo e Paraná. Com o produto na versão em lata, a ideia é intensificar a divulgação no Centro-Oeste e também no Nordeste, onde o calor estimula o consumo.
A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança é fruto da união de cinco tradicionais cooperativas vitivinícolas da Serra Gaúcha: Cooperativa Aliança e a Cooperativa São Victor, de Caxias do Sul, a Cooperativa São Pedro e a Cooperativa Santo Antônio, de Flores da Cunha, e a Cooperativa Linha Jacinto, de Farroupilha. Hoje, a Nova Aliança conta com 738 associados.
Em julho, lançou o suco de uva integral em embalagem Tetra Pak. O produto chega ao mercado em caixas de um litro e de 200ml, nas versões branco e tinto. A caixinha tem preço sugerido de R$ 3. Já a caixa maior chegará ao consumidor por R$ 7.