Uma loja do futuro antecipando como deve mudar a experiência de consumo do cliente e também com tecnologias que facilitam a vida do empresário. É a estrutura que o Senac-RS disponibilizará para visitação na Feira Brasileira do Varejo (FBV), que o Sindilojas Porto Alegre realizará de 28 a 30 de maio.
Serão 17 empresas usando o espaço para expor mais de 20 tecnologias, antecipadas para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha). O espaço foi batizado de Trend Store Senac e terá 120 metros quadrados. Uma delas, aliás, será uma máquina de café que poderá imprimir a face da pessoa na espuma da bebida.
Diretor-regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa contou que a preocupação é que as soluções para o varejo sejam acessíveis aos pequenos lojistas. Além disso, elas ficarão depois disponíveis na faculdade para capacitar estudantes e para serem analisadas por empresários.
Algumas tecnologias mais curiosas foram antecipadas pelo fundador da An Lab, Wesley Ribeiro, que fez a curadoria do projeto:
Vitrine interativa: tecnologia da startup ICX Labs, de São Paulo. Cliente tem acesso aos produtos já na vitrine, tocando na tela. Pode selecionar peças e pagar as compras, tornando-se um ponto de venda aberto 24 horas por dia. Custo médio de R$ 25 mil.
Espelho interativo: também da ICX Labs, permite que o consumidor veja o estoque de produtos e não apenas os itens que estão disponíveis na loja. No provador, o espelho torna-se um canal de comunicação com os vendedores. O cliente pode pedir tamanhos e peças diferentes. Custo médio de R$ 15 mil.
Realidade aumentada e virtual: disponibilizadas pela startup PlanXP , do Rio Grande do Sul. As tecnologias permitem que o cliente, usando um óculos especial, veja ambientes em 360 graus. O investimento fica entre R$ 10 mil e R$ 25 mil.
Impressão em café: a Ripple Maker, de Israel, terá uma máquina de impressão de imagens em espuma de café e outros tipos de bebidas. Em uma parceria com a rede Chocólatras, o visitante da Feira Brasileira do Varejo poderá tomar um café com a sua selfie impressa na espuma. O preço da máquina nos Estados Unidos e na Europa fica em torno de US$ 3 mil.
Mais detalhes, no programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):