O último relatório do Banco Central analisando economias regionais destacou o desempenho de alguns Estados do país, incluindo o Rio Grande do Sul. O documento traz o resultado ainda do trimestre encerrado em fevereiro, com uma queda de 0,8%, anulando a expansão de 1,5% do trimestre anterior. Ainda nesta semana, sai o IBCR-RS de março.
Veja os destaques da economia gaúcha, apontados pelo Banco Central:
1 - A queda repercutiu, especialmente, o desempenho negativo da produção industrial, que tem se caracterizado por flutuações no curto prazo.
2 - A produção industrial caiu, principalmente, devido às retrações em veículos após forte alta no trimestre anterior, além dos segmentos de borracha e plástico, máquinas e equipamentos e outros produtos químicos.
3 - O crescimento das vendas do comércio ampliado desacelerou. Destaque para a retração no segmento de materiais de construção.
4 - No comércio, os indicadores de confiança apontam movimentos divergentes: otimismo para os empresários e pessimismo para as famílias.
5 - No humor do consumidor, há pessimismo das famílias com renda de até 10 salários mínimos e otimismo daquelas com renda maior.
6 - Há elevação no volume de serviços prestados às empresas e de serviços de informação
7 - No mercado de trabalho, destaque para a contratação para a colheita do fumo, feita pela indústria fumageira.
8 - As operações de crédito contratadas por pessoas jurídicas crescem com destaque para o crescimento dos financiamentos para importação e de veículos.
9 - O crédito para pessoas físicas aumentou com empréstimos não consignados e financiamentos de veículos.
10 - Destaque para a expansão da produção de soja, mas ponderação para a substituição das lavouras de arroz pelo grão.