Porto Alegre é a cidade mais verticalizada entre 14 capitais pesquisadas pelo Grupo ZAP. O que significa? Quer dizer que é onde os apartamentos representam mais no total de imóveis. O levantamento foi enviado com exclusividade para a coluna Acerto de Contas.
A chamada taxa de verticalização é de 47% em Porto Alegre. Em segundo lugar, está o Rio de Janeiro, com 38%. Veja os dados das demais cidades no quadro abaixo:
— Vemos o número total de imóveis na cidade, onde consideramos casas como imóveis horizontais e apartamentos como imóveis verticais. Depois, realizamos uma análise de representatividade do número de apartamentos sobre o total. O cálculo nos dá a taxa de verticalização — explica o especialista em Inteligência de Mercado do Grupo ZAP, Marcos Parrucci.
Segundo Parrucci, a preferência por apartamentos em Porto Alegre segue o perfil nacional e demonstra que a verticalização é uma tendência consolidada no setor. Acrescenta que a Capital é um mercado já consolidado.
Outro dado da pesquisa sobre Porto Alegre é que as mulheres são as que mais buscam imóveis, com 61% de participação. Já a faixa etária entre 25 e 54 anos representa 72% das procuras.