Fabricante de autopeças, a Dongwon está abrindo 194 empregos em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A operação gaúcha é uma subsidiária da empresa que tem sede na Coreia do Sul.
A instalação da unidade começou em agosto de 2018. A fábrica deve começar a operar com capacidade máxima a partir de setembro deste ano. O investimento foi de R$ 75 milhões.
A principal peça produzida em Canoas é uma moldura de porta para automóveis, usada no novo Chevrolet Onix, montado na General Motors de Gravataí. A GM lançará o modelo no segundo semestre deste ano e marcará a chegada da nova plataforma GEM (Global Emerging Market) ao mercado brasileiro.
Dos empregos abertos, 146 são diretos, 29 indiretos, dez em escritórios e mais nove em outras modalidades de contratação. As vagas serão preenchidas até dezembro. Para 2020, a Dongwon prevê a abertura de mais 26 postos de trabalho.
Por enquanto, os interessados devem se candidatar através da empresa de Oportunity RH, de Porto Alegre, informa o gerente de projetos da Dongwon, Hyun Ho Jang. Em breve, as vagas também serão disponibilizadas no Banco de Oportunidades da Prefeitura de Canoas. Por enquanto, currículos podem ser enviados para o e-mail recrutamento@oportunityrh.com.br. As vagas são para diversas áreas, como operadores de máquinas, logística e analista de qualidade.
Expansão em breve
Com um faturamento anual esperado de R$ 80 milhões, o presidente da Dongwon no Brasil, No Gon Park, já prevê expandir a operação da empresa no Rio Grande do Sul em, no máximo, três anos. Atualmente, a área construída da fábrica é de 6,5 mil metros quadrados, mas a previsão é de que haverá a necessidade de 30 mil metros quadrados.
O anúncio foi feito pela empresa para uma comitiva da Prefeitura de Canoas, formada pelo prefeito, Luiz Carlos Busato, e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Airton Souza.
— Queremos que a construção da nova indústria seja em Canoas pela excelente logística — afirma o gerente de projetos da Dongwon, Hyun Ho Jang.
O prefeito, Luiz Carlos Busato, respondeu que o município tem duas áreas que podem ser destinadas à expansão da Dongwon. Uma delas é o Parque Canoas de Inovação (PCI), no bairro Guajuviras. A outra é o Parque Industrial Jorge Lanner, no bairro Niterói.
— Queremos gerar emprego e renda para a nossa população. Por isso, é muito importante que estejamos abertos às demandas das empresas para possíveis parcerias — finalizou o prefeito.
Ofensiva de Canoas para atrair empresas
Para atrair empresas e gerar empregos, a prefeitura de Canoas lançou uma forte ofensiva. Os detalhes foram antecipados para a coluna Acerto de Contas na ocasião pelo prefeito Luiz Carlos Busato. Entre as ações, foi inaugurado o Parque Canoas de Inovação, no bairro Guajuviras. Saiba mais: Em ofensiva por investimentos, Canoas prepara incentivo fiscal e já negocia com Samsung e Dell
Há, inclusive, um banco de empregos. São mais de 300 vagas e mais de 700 empresas cadastradas no Banco de Oportunidades de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. O serviço é mantido pela prefeitura e os postos de trabalho se concentram no município.
O empregador cadastra as vagas e o candidato coloca o currículo. A plataforma cruza os dados e encaminha o trabalhador para as oportunidades na área que se encaixa mais com o perfil. E o melhor, o serviço é gratuito para os dois lados.
Os interessados devem cadastrar o currículo no Banco de Oportunidades no site da prefeitura de Canoas ou comparecer pessoalmente à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que fica na Rua Doutor Barcelos, 969, Centro.