Aparentemente, quem não gostaria de estar em uma lista de bons pagadores? Mas como sair do cadastro positivo, ou nem entrar, tem sido uma dúvida frequente de leitores da coluna Acerto de Contas e dos ouvintes da Rádio Gaúcha.
Lembrando que foi sancionada nesta semana a lei que faz o nome dos consumidores ser incluído automaticamente na plataforma que sinaliza quem são os bons pagadores. O cadastro positivo existe oficialmente desde 2011, mas era de adesão espontânea e nunca emplacou.
Gerente de Cadastro Positivo do SPC Brasil, Vilasio Pereira explica que, em 90 dias, as fontes de informações sobre o histórico de pagamento dos consumidores começarão a enviar os dados para os birôs de crédito. São financeiras, bancos e até mesmo lojas. A partir disso, durante 30 dias, os brasileiros começarão a receber comunicados dizendo que estão no cadastro positivo. Depois disso, terão mais 30 dias para pedir a exclusão antes de que seu histórico comece a ser dispobilizado para consulta.
A exclusão pode ser solicitada agora por quem optou antes e já está no cadastro positivo. Quem não quiser entrar com a entrada em vigor da nova lei, já pode fazer o pedido também. Requisitando para um dos birôs de crédito, o nome já é retirado do cadastro positivo de todas as empresas que gerenciam os dados da plataforma. Se o nome já está cadastrado, leva de dois a quatro dias para o histório do consumidor não ficar mais disponível para consulta.
No caso do SPC Brasil, isso pode ser feito nos balcões da empresa. Ou então, o consumidor pode ligar para 0800 887 9105, discar a opção de exclusão e informar o CPF que não quer que seja incluído. A atendente, inclusive, explica a possibilidade.
Outro birô de crédito, a Boa Vista SCPC permite o cancelamento da participação no cadastro positivo nos postos de atendimento, por correspondência e no Portal do Consumidor Positivo.
Já a Serasa Experian informa que a exclusão pode ser solicitada direto na agência, por carta ou pelo site, mas somente com certificado digital, o que dificulta mais o procedimento. Só que o site estampa em vários locais a seguinte mensagem "Mas eu não faria isso, pois excluindo seu nome do Cadastro Positivo, você volta a ser avaliado pelo seu histórico negativo." O que é verdade, já que o consumidor continua no cadastro de inadimplentes caso esteja negativado.