Os bancos reabriram na tarde de quarta-feira (6), mas o pagamento dos aposentados do INSS está sendo retomado somente nesta quinta-feira (7). A data informada aos beneficiários gerou dúvidas dos ouvintes da Rádio Gaúcha que estão recebendo os depósitos um pouco mais tarde neste mês. Principalmente, naqueles que terão acesso ao dinheiro somente na próxima segunda-feira (11). Em janeiro e fevereiro, receberam nos dias 7 e 6, respectivamente. Parecem poucos dias, mas são o suficiente para atrasar algumas contas do mês.
A coluna Acerto de Contas procurou o INSS para entender o motivo. Segundo a resposta enviada pelo instituto, o decreto que regula os pagamentos determina que sejam feitos em dias úteis e de expediente bancário com horário normal de atendimento. Como os bancos tiveram horário reduzido nessa Quarta-Feira de Cinzas (6), não contou como dia de pagamento.
Então, neste dia 7 de março, podem sacar aqueles que recebem um salário mínimo e têm cartões de pagamento com final 7, sem contar o dígito após o traço. No caso dos que ganham acima do piso nacional, os depósitos serão feitos nesta quinta-feira para os grupos 2 e 7.
Na sexta-feira (8), receberão os segurados com benefícios terminados em 8, entre os que recebem um salário mínimo, e os grupos 3 e 8, considerando os que ganham acima do piso. Na segunda-feira (11), será a vez dos grupos 9, para quem recebe R$ 998, e 4 e 9, pagamentos de benefícios com valores acima do mínimo.
O calendário termina no dia 12, com os beneficiários cujos cartões de pagamento terminam em 0, entre os que recebem um salário, e os grupos 5 e 0, considerando os que recebem mais do que o piso nacional.
Confira a resposta do INSS na íntegra:
"As regras acerca do pagamento dos benefícios administrados pelo INSS são definidas pelo Art. 40, §2º ao §5º, do Decreto 3048/99. Segundo o referido Decreto, os pagamentos são efetuados em dias úteis e de expediente bancário com horário normal de atendimento. Na quarta-feira de cinzas não há expediente normal, sendo reduzido o horário de atendimento ao cliente.
Além disso, o calendário de pagamento de benefícios do INSS é sempre definido com antecedência e divulgado no início do ano anterior para os segurados, levando sempre em conta o número final do benefício (desconsiderando o dígito). Isso ajuda o segurado a se programar em relação ao pagamento, visto que o calendário prevê com bastante antecedência as datas entre janeiro e dezembro.
Neste ano não houve previsão para pagamento no dia 6 de março - quarta-feira de Cinzas, como dito acima - devido o expediente bancário se iniciar somente às 12h, seguindo a mesma regra em relação a todos os anos anteriores em que a quarta-feira de cinzas coincide com período de pagamento (2014/2017), ou seja, não ocorreu nada fora da normalidade."