Uma plataforma online para empresas da serra gaúcha fazerem negócios será lançada ainda em fevereiro. O mecanismo foi batizado de "Bom Negócio" e pretende alcançar 300 empresas cadastradas em até um ano.
Basicamente, o sistema serve para conectar quem procura novos produtos e serviços com as empresas que podem atender às solicitações, usando a capacidade produtiva que já existe. A ideia do projeto é do APL - Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha e o site foi desenvolvido pela Softbyte, Producente e Valiance.
Ao se cadastrar, a empresa que está oferecendo informa toda a relação dos seus processos e serviços na plataforma. Os dados ficarão disponíveis no site aplbomnegocio.com.br. Companhias que buscam produtos e serviços também se cadastram, mas informam o que estão procurando.
— O próprio sistema, a cada demanda recebida, irá selecionar o melhor quadro de fornecedores que poderá entregar, de forma conjunta, o produto necessário para a empresa requerente. As informações não ficam visíveis para o usuário. Apenas o sistema tem acesso — explica o coordenador do projeto, Antonio Xavier.
Depois de um tombo durante a crise, a economia da Serra tem dado sinais de retomada. O lançamento do Bom Negócio quer surfar esta onda.
— O segmento metalmecânico e automotivo de Caxias do Sul fechou 2018 com faturamento de R$ 15,2 bilhões, o que representa expansão de 16,45% na comparação com o ano anterior. Nossa expectativa é de que 2019 seja um ano de retomada — diz o presidente do APL, Ubiratã Rezler.
E o mais importante: a plataforma digital já está em funcionamento para cadastro pelas empresas. O evento oficial, no entanto, que ocorre apenas em 21 de fevereiro, em Caxias do Sul.