Lembra daquela empresa gaúcha que tirou os personagens infantis dos materiais escolares? Que parou de vender borracha para a indústria do fumo? A coluna Acerto de Contas contou há cerca de um ano a mudança profunda realizada pela Mercur na última década. Relembre:
Virada na Mercur teve fim dos cargos de chefia e dos personagens infantis
Com foco em educação e saúde, Mercur desativa linha de revestimentos
Pois a empresa de Santa Cruz do Sul criada em 1924 acabou de colocar nas lojas novos materiais escolares com foco em acessibilidade. Foram pensados para pessoas com limitação motora, com deficiência e mesmo para qualquer criança em desenvolvimento.
Os produtos são adaptados a necessidades específicas, como um giz de cera mais grosso para quem tem dificuldade de fechar a mão para segurar o tradicional ou está desenvolvendo a coordenação motora. Além de difícil de pegar, o giz de cera muito fino quebrava com muita facilidade, rolava e caía no chão. As professoras tinham de pegar os pedaços quebrados, derreter e fazer um giz maior em potes ou canos.
- Alguns professores nos contaram que colocavam a tinta em um tubo de catchup, por exemplo, para ficar mais robusto, mais fácil para quem tem alguma dificuldade motora conseguir segurar. Além disso, com o bico fino desta mesma embalagem, quem não conseguia segurar o pincel, poderia pintar direto no papel - conta a terapeuta ocupacional Cristina Fank, que atua na Mercur.
Para entender as necessidade especiais de algumas pessoas, a Mercur estreitou a sua relação com educadores. Ouviu os desafios enfrentados em sala de aula e começou de imediato a adaptar produtos.
- São pequenas adaptações, mas que impactam muito na vida de algumas pessoas. Você conseguir acompanhar a sua turma, realizar uma atividade com autonomia, pintar e ter contato com a educação por meio da arte, é algo que não tem preço no desenvolvimento - comenta Cristina.
Até então, os 21 produtos da linha eram vendidos apenas na Loja Mercur e em encontros específicos. Agora, passam a ser oferecidos também nas prateleiras das lojas. Além disso, os produtos têm o nome do produto e da cor em português, Libras e escrita de sinais impressos nas embalagens. Alguns destaques:
Engrossador Grip
O Grip Mercur é um pedaço de borracha usado como suporte que se encaixa em vários tipos de materiais, como lápis, canetas e pincéis finos. Serve para canhotos e destros, melhora o controle da escrita, não deixa o instrumento escorregar das mãos ou da mesa e, principalmente, alivia o cansaço dos dedos. É indicado para pessoas que conseguem segurar o com o indicador e o polegar, fazendo movimento de pinça.
Giz de Cera Tijolinho
Com formato retangular, possibilita novas formas de pega e desenho. Pinta áreas mais abrangentes e é mais resistente a quedas.
Gizão Grosso de Cera Vegetal
Grande, pretende ser mais durável e facilitando o desenvolvimento da coordenação motora. Também é macio para dar mais estabilidade durante o uso, facilitando a pressão.
Tinta Guache Lavável
Além do bico aplicador, o frasco da tinta é mais robusto para se adaptar à mão e facilitar a pega. Pode ser usado sem pincel. A consistência é firme como um gel.
Para saber mais detalhes da mudança na Mercur, ouça entrevista de Jorge Hoelzel para o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha):