Fabricante de produtos para a saúde e educação, a Mercur vem investindo cada vez mais no uso de matérias-primas renováveis para materiais escolares. Com sede em Santa Cruz do Sul, a empresa promoveu nos últimos anos mudanças na composição de produtos com o objetivo de diminuir o impacto no meio ambiente.
— Nós temos que considerar que o nível de consumo no mundo é muito elevado e os recursos naturais utilizados são escassos e finitos. Se a Mercur deseja pensar em uma forma de produção que gere o mínimo de impactos negativos, nós precisamos diminuir o uso de materiais não renováveis — explica a pedagoga da Mercur, Márcia Murilo.
Um dos produtos que representa essa virada na Mercur é a borracha de apagar Lado B, que tem na sua composição cerca 49,28% de matéria-prima renovável. São cinzas de casca de arroz. As demais borrachas possuem apenas 12,9%. A casca de arroz é queimada para produzir combustível e o resíduo desse processo são as cinzas, que normalmente não tem outro uso.
A Mercur também modificou a composição do giz de cera. A parafina, que é componente derivado do petróleo (fonte não renovável) foi substituída pelas ceras vegetais, matéria-prima que se renova com o tempo. Dessa maneira, o giz de cera da Mercur passa a ser 80% renovável, o que causa um impacto menor no meio ambiente.
A borracha Lado B está à venda somente no site da Mercur. Já o giz de cera pode ser encontrado em todos pontos em que a Mercur já comercializa seus produtos, inclusive no site da empresa. A pedagoga Márcia também destaca que o posicionamento da empresa tem como objetivo promover reflexão nas escolas, principalmente entre alunos e professores, sobre os hábitos de consumo e sustentabilidade.
Outro movimento adotado pela Mercur nos últimos anos foi abrir mão da linha de material escolar com personagens licenciados. A partir de conversas com educadores, a empresa compreendeu que os materiais escolares com personagens infantis dispersavam os estudantes e provocavam uma competição não saudável e, pior, desfavorável para crianças de baixa renda.
Dentro da empresa há um projeto chamado Diversidade na Rua. A partir da iniciativa, foram criadas soluções para pessoas com deficiência, como uma borracha em volta de um lápis para ajudar quem não consegue fechar a mão o suficiente ou um peso para o pulso, que permite que um aluno que treme possa escrever. Esses produtos e outros estão à venda no site diversidadenarua.cc. A empresa também no portfólio produtos voltados ao segmento de saúde, como bolsas térmicas e órteses.