Lá em 2016, a fábrica de roupas Detalhe Básico não estava conseguindo pagar o 13º salário dos funcionários. A economia entrava no auge da crise e muitas empresas passavam pela mesma dificuldade.
Foi então que surgiu a ideia de abrir uma loja temporária na fábrica mesmo, que fica em Flores da Cunha, na serra gaúcha. Diretor da empresa, Evandro Corso lembra que chamaram clientes e amigos para compraram as peças do estoque. O empresário falou no programa Acerto de Contas (domingo, às 6h, na Rádio Gaúcha).
A ideia deu tão certo que o conceito foi adotado para sempre. O varejo chama as lojas temporárias de pop-up. No caso da Detalhe Básico, os espaços servem para lançamento de coleções e, mais recentemente, para testar os locais antes de abrir uma loja fixa.
- A cada dois meses, abrimos uma pop-up para lançar a coleção. Escolhemos o local por demanda de clientes - explica Corso.
Por enquanto, a empresa tem uma loja fixa em Farroupilha. Logo, abrirá uma unidade em Caxias do Sul e já tem outra engatilhada para a Serra. Não descarta vir para Porto Alegre em 2020. Está com uma pop-up em Curitiba, no Paraná, testando o mercado local.
Ouça o programa Acerto de Contas (domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha) e também a entrevista do executivo: