Com sede em Caxias do Sul, o Grupo Marelli irá investir R$ 10 milhões em infraestrutura em 2018. O destaque do aporte é a ampliação do parque fabril em mais 4 mil m². Atualmente, são aproximadamente 20 mil m² de área construída para fabricar móveis.
Os recursos vão também para equipamentos e tecnologia. Com este avanço, a Marelli quer alcançar um faturamento de R$ 250 milhões no ano. Tem planos de crescer 38% até 2022.
A empresa tem fábricas em Caxias do Sul, na Serra, e também em Canoas, na Região Metropoliana. Mas o grupo também atua ainda no varejo, com uma rede de 30 lojas da marca Marelli pela América Latina. Quer atingir 50 operações até 2022.
A coluna Acerto de Contas entrevistou o CEO do Grupo Marelli, Francisco Santos:
Para que a fábrica será ampliada?
Santos - Para garantirmos maior capacidade e otimização de prazos de produção. Em função do crescimento da Marelli, com a retomada da economia e a previsão de um crescimento de 38% em 2018, faturamento projetado em R$ 250 milhões e Ebitda de 30%, faz-se necessário ampliar a nossa capacidade fabril. Ainda temos a consolidação do nosso portfólio de divisórias piso-teto, a homologação para uma linha de produtos especiais para o Sicredi, além da expansão do grupo com a produção de projetos do segmento de varejo. Neste caso, trata-se da Ingecon, empresa de Canoas que teve 54% comprado pela Marelli no início de 2016. Todas essas questões motivaram a decisão de ampliar o parque fabril em mais 4 mil m², que se somam aos atuais 20 mil m² já existentes.
Vai produzir o que na ampliação e muda algo na matriz produtiva ou mercados compradores?
Santos - Está em definição o que alocaremos nessa nova área fabril. Não há mudança na matriz produtiva e nos mercados compradores.
Quando começa a ampliação? Quando termina?
Santos - É uma área já construída, anexa à empresa, que será agregada ao parque fabril. A utilização encontra-se em transição e a instalação completa desta área complementar está em andamento e será concluída no segundo semestre de 2018.
Os empregos já foram preenchidos? Não? Como as pessoas se candidatam?
Santos - As vagas estão sendo preenchidas gradativamente. Os canais para recrutamento e seleção são todos os contatos oficiais da empresa, como o site da Marelli, e-mail recrutamento@marelli.com.br e até o recebimento de currículos no local, que fica na BR 116, km 142, em Caxias do Sul. Além disso, há pontualmente anúncios e agências de recrutamento, de acordo com o perfil da vaga.
O resto da rede terá ampliação? Mais investimentos?
Santos - Sim, a rede de lojas exclusivas atual deve ser ampliada, com novas operações. Atualmente são 30 lojas exclusivas da marca Marelli nas principais cidades do Brasil e da América Latina. A previsão é chegar a 50 lojas até 2022 em praças estratégicas no Brasil e no exterior. O investimento em expansão da rede deve chegar a R$ 5 milhões até o final de 2018.
Alguma peculiaridade recente da empresa? Algo curioso no processo de decisão?
Santos - A Marelli tem se destacado em sustentabilidade e gestão de pessoas, alcançando posição de destaque em rankings de melhores empresas para trabalhar. Em março, a Marelli lançou seu novo posicionamento de marca "O ambiente motiva", que busca traduzir a valorização das pessoas e a humanização dos ambientes de trabalho. A motivação em um ambiente de trabalho inspirador contribui para resultados pessoais e para as empresas. É o aumento do bem-estar e da produtividade. Pesquisas apontam que um ambiente de trabalho adequado aumenta em até 30% a produtividade no trabalho. Com base no novo posicionamento da marca, as soluções em assentos, mobiliário e divisórias piso-teto passam a ser apresentadas de acordo com a necessidade e diferentes usos dos ambientes corporativos.
E quais são os próximos passos?
Santos - No último ano, a Marelli implementou mudanças no seu Conselho de Administração, nomeou um novo CEO para conduzir a gestão do Grupo e instaurou o processo de governança corporativa com a criação de novas diretorias. As mudanças buscam dar mais velocidade às decisões, preparar o grupo para ser mais competitivo em seus mercados de atuação e ocupar de 10% a 15% do market share do segmento de mobiliário corporativo, ainda bastante pulverizado no Brasil. A Marelli também passou a apostar, desde 2017, em uma loja-conceito própria no maior mercado consumidor do país - São Paulo. Com atuação direta e localização privilegiada, apostamos na expansão da loja e das vendas em São Paulo. A empresa está implementando uma série de mudanças na gestão e na estrutura comercial, de comunicação e de relacionamento com o mercado e os especificadores. Isso tem revertido na conquista de novos clientes corporativos, na expansão de mercado e estamos colhendo bons resultados.