A rede de farmácias São João entrou para o ranking de maiores faturamentos do país, divulgado pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drograrias (Abrafarma). A empresa tem matriz em Passo Fundo e entrou bem nas tabelas, assumindo já a quarta posição, que era de outra rede gaúcha. A Panvel, por sua vez, caiu para a quinta posição.
O ranking nacional se refere aos números de 2017 e é liderado há sete anos pela Raia Drogasil, que tem sede em São Paulo. O Rio Grande do Sul volta a aparecer no ranking da Abrafarma na 25ª posição, com a Drogaria Mais Econômica, que estava em 16º em 2016.
A associação faz ainda outros rankings. Na listagem de empresas quanto ao número de atendimentos, a Farmácias São João também estreou assumindo a quarta posição. Panvel subiu de 8º para 6º. Em número de lojas, São João fica em 4º também e Panvel, em 5º.
A mudança aparece no faturamento por loja. Neste critério, a Panvel subiu da 13ª para a 12ª posição. A São João entrou no ranking assumindo o 20º lugar.
O setor farmacêutico mostrou a maior resiliência durante a crise econômica. Ao longo dos meses em que praticamente todos os segmentos despencavam nos indicadores de varejo, as farmácias ainda conseguiam elevar vendas. Tanto que o pessoal fala que o país tem uma "farmácia por esquina". Ainda mais no Rio Grande do Sul, onde o setor de saúde cresce de forma ainda mais acelerada.
Ranking por faturamento: