Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Pensando no futuro

Quanto o brasileiro guarda para a aposentadoria?

Mais de 100 milhões de brasileiros, no entanto, não se preparam para esta fase da vida

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil
Divulgação Pixabay

O valor reservado para a aposentadoria, em média, é de R$ 371,38. Foi o que mostrou pesquisa feita pelo SPC Brasil e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, independente da frequência da aplicação. 

Os entrevistados foram questionados ainda sobre quanto já tinham guardado. A média das respostas ficou em R$ 20.726,76. 

Só que é importante atentar-se para o fato de que 78% dos brasileiros não guardam dinheiro para a aposentadoria. Isso apareceu na mesma pesquisa, o que se agrava pelo fato de que o Brasil está envelhecendo rapidamente, com o aumento da população de idosos. A estimativa do SPC Brasil é que cerca de 104,7 milhões de adultos acima de 18 anos ainda não aposentados não se preparam para esta fase da vida.

— Estamos vivendo um período de transição. Mesmo com a Reforma da Previdência parada no Congresso no momento, é muito provável que as regras sejam alteradas em um futuro próximo, já que o sistema previdenciário, hoje, corre o risco de entrar em colapso em pouco tempo. Em qualquer cenário, depender apenas do INSS não é recomendável. O ideal é pensar em uma combinação entre a previdência pública, que é vitalícia, e uma preparação por conta própria, que comece cedo e seja constante ao longo dos anos - alerta Marcela Kawauti, economista do SPC. 

Como principal motivo que levou a pessoa a poupar para a aposentadoria, está o hábito de planejar a vida a longo prazo (35%). Em segundo, o exemplo de pessoas que não se prepararam e por isso tiveram problemas financeiros após a aposentadoria (29%).

A pesquisa identificou os meios mais comuns para se preparar para a aposentadoria. São eles a aplicação em poupança (39%), INSS pago pela empresa (30%) e INSS pago por conta própria (23%).

E quem não se prepara? Entre os entrevistados, 47% afirmam que não sobra dinheiro no orçamento e 22% que estão desempregados. 

A maioria dos entrevistados pretende se aposentar aos 61 anos. As principais atividades sonhadas para esta fase da vida são viajar (60%) e passar mais tempo com os amigos e a família (50%). Para isso, precisa-se de dinheiro. 

Mas e quanto guardar? Mais do que o valor em si, importa manter a frequência e começar o quanto antes. Antes de definir o valor, pense em quanto você pretende ter de dinheiro quando se aposentar. 

Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista Giane Guerra   

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Vitrola

00:30 - 02:00