Além dos cartões tradicionais de banco, os cartões de loja também têm espaço na carteira dos consumidores. São fáceis de fazer. Às vezes, identidade e CPF já são suficientes. Mas valem a pena?
A Associação de Consumidores ProTeste fez uma pesquisa comparando o Custo Efetivo Total cobrado por vários estalebecimentos no país. O CET foi criado para ajudar nessas comparações, pois soma todas as taxas com os juros cobrados do crédito.
O levantamento considerou supermercados, lojas de departamentos e distribuidoras de combustível. A diferença encontrada foi enorme. Os custos variam de 178% a 875% ao ano, conforme tabela abaixo.
A ProTeste lembra, apropriadamente, que quanto mais fácil o crédito oferecido, mais caro ele é. No cálculo do juro por quem oferece o crédito, entra o risco de inadimplência.
"O ideal é que o cartão seja sem anuidade e o que deve pesar na conta é se, de fato, você faz compras frequentes no estabelecimento e tem boas vantagens ao contratar o produto. Uma das taxas de juros mais altas do mercado de crédito é a do crédito rotativo. Nos cartões de lojas, essas taxas também seguem altíssimas. Encontramos taxas a partir de 8,9% a.m (CET de 178,19% a.a) a 20,90% a.m (875,25% a.a). Esse maior CET foi encontrado nos cartões das lojas de departamento Riachuelo e nos cartões do supermercado Sonda." - analista a entidade.
Considere isso ao avaliar as vantagens oferecidas pelas lojas. Em geral, há parcelamento sem juros, mas lembre-se que comprar comida e combustível à prestação é algo complicado, pois você terá que comprar novamente nos meses seguintes. Sem falar que, às vezes, o cartão de crédito tradicional já exerce essa função.
Descontos em produtos são interessantes, mas avalie a frequência com que faz compras na loja. Lembre-se das cobranças de anuidade e também da fatura mensal. As taxas podem corroer eventuais vantagens.
Atrasou a conta do cartão de loja? Veja se consegue tirar um empréstimo pessoal que seja mais barato, o que significa ter taxas e juros inferiores. Com o dinheiro, quite rapidamente a dívida com a loja.
Veja o resultado completo da pesquisa: