Giane Guerra

Giane Guerra

Jornalista de Economia, apresentadora da Rádio Gaúcha e comentarista da RBS TV, traz notícias, comentários e dicas da macroeconomia às finanças pessoais.

Vale a pena?

Custo de cartões de loja chega a 875% ao ano; veja pesquisa completa

Saiba o que considerar ao optar por mais esta linha de crédito

Giane Guerra

Economia

Enviar emailVer perfil
Divulgação Pixabay

Além dos cartões tradicionais de banco, os cartões de loja também têm espaço na carteira dos consumidores. São fáceis de fazer. Às vezes, identidade e CPF já são suficientes. Mas valem a pena? 

A Associação de Consumidores ProTeste fez uma pesquisa comparando o Custo Efetivo Total cobrado por vários estalebecimentos no país. O CET foi criado para ajudar nessas comparações, pois soma todas as taxas com os juros cobrados do crédito. 

O levantamento considerou supermercados, lojas de departamentos e distribuidoras de combustível. A diferença encontrada foi enorme. Os custos variam de 178% a 875% ao ano, conforme tabela abaixo. 

A ProTeste lembra, apropriadamente, que quanto mais fácil o crédito oferecido, mais caro ele é. No cálculo do juro por quem oferece o crédito, entra o risco de inadimplência. 

"O ideal é que o cartão seja sem anuidade e o que deve pesar na conta é se, de fato, você faz compras frequentes no estabelecimento e tem boas vantagens ao contratar o produto. Uma das taxas de juros mais altas do mercado de crédito é a do crédito rotativo. Nos cartões de lojas, essas taxas também seguem altíssimas. Encontramos taxas a partir de 8,9% a.m (CET de 178,19% a.a) a 20,90% a.m (875,25% a.a). Esse maior CET foi encontrado nos cartões das lojas de departamento Riachuelo e nos cartões do supermercado Sonda." - analista a entidade. 

Considere isso ao avaliar as vantagens oferecidas pelas lojas. Em geral, há parcelamento sem juros, mas lembre-se que comprar comida e combustível à prestação é algo complicado, pois você terá que comprar novamente nos meses seguintes. Sem falar que, às vezes, o cartão de crédito tradicional já exerce essa função. 

Descontos em produtos são interessantes, mas avalie a frequência com que faz compras na loja. Lembre-se das cobranças de anuidade e também da fatura mensal. As taxas podem corroer eventuais vantagens. 

Atrasou a conta do cartão de loja? Veja se consegue tirar um empréstimo pessoal que seja mais barato, o que significa ter taxas e juros inferiores. Com o dinheiro, quite rapidamente a dívida com a loja. 

Veja o resultado completo da pesquisa:

Reprodução
Reprodução
Reprodução


Siga Giane Guerra no Facebook
Leia mais notícias da colunista Giane Guerra   

GZH faz parte do The Trust Project
Saiba Mais
RBS BRAND STUDIO

Madrugada Gaúcha

03:00 - 05:00