Os emplacamentos de veículos apresentam crescimento de 16,43% no primeiro trimestre na comparação com o ano passado. Foram comercializadas 42.330 unidades. Em março sobre fevereiro, o avanço é ainda maior, de 32,45%.
As concessionárias venderam mais automóveis de passeio e comerciais leves. Até motos, que são muito sensíveis ao crédito restrito, fecharam o trimestre no positivo.
Mas o crescimento foi puxado, principalmente, pelos veículos pesados. O desempenho é importante já que estes veículos são considerados termômetros da economia, já que as empresas investem na frota quando estão com segurança no negócio.
A venda de caminhões cresceu quase 52% no trimestre. Foram 1.083 unidades. A comercialização de ônibus também subiu, +55%. Implementos rodoviários também tiveram avanço, de 52%.
— As vendas de veículos acima da média no Rio Grande do Sul têm guarida, principalmente, no desempenho das commodities e no esforço da rede de distribuição de veículos em aproveitar, de forma qualificada, as oportunidades de negócios — comenta Fernando Esbroglio, presidente do Sindicato das Concessionárias de Veículos do Rio Grande do Sul (Sincodiv/Fenabrave-RS).
Porto Alegre lidera todos os rankings. Em segundo lugar de automóveis e comerciais leves, aparece Caxias do Sul. Nos caminhões, a segunda maior venda é em Eldorado do Sul. Nas motos, Santa Maria. Em ônibus, Alvorada.