Compro dólar agora? A pergunta é sazonal. Tradicionalmente, leitores começam a enviar e-mails e mensagens alguns meses antes do período de férias escolares.
Dólar é uma das coisas mais difíceis de prever na economia. Como dizem, Deus criou o câmbio para "enlouquecer" os economistas. Fora que jamais você saberá se está conseguindo a cotação ideal. Se alguém descobrir isso um dia, estará milionário, no mínimo.
Mas há como dar uma ideia. E pedimos desta vez uma projeção do economista-chefe da Quantitas, Ivo Chermont:
— Acho que é de estabilidade. Lembrando que, para nós do mercado, um intervalo de 10 centavos é estabilidade. Difícil ver o dólar muito abaixo de R$ 3,20 e difícil ver muito acima de R$ 3,30.
Lembrando que é o dólar comercial. O turismo é mais caro.
Já a sócia da AZM Consultoria em Câmbio, Aldrey Zago Menezes, diz que a tendência é de alta, pelo cenário internacional tenso e com as eleições no Brasil.
— Tomar a decisão de comprar neste momento é muito difícil. Lembre-se que você é turista, não trader. Não especule demais.
Na última semana, o banco central norte-americano, chamado de Federal Reserve, decidiu pela alta do juro. O aumento da taxa nos Estados Unidos sempre tende a elevar o dólar.