Consultoria de atuação mundial, a McKinsey & Company abriu recrutamento para vagas de Business Analyst em Porto Alegre. No ano passado, a seleção nacional teve 590 candidatos da Região Sul.
São aceitas inscrições de pessoas com até três anos de formação em qualquer curso universitário. Com o novo escritório da companhia em Porto Alegre, os consultores poderão continuar morando na região.
A coluna enviou algumas perguntas para Pedro Guimarães, sócio da McKinsey:
Quantas vagas são?
Pedro Guimarães - Infelizmente não podemos abrir essa informação externamente, mas garanto que temos espaço para as melhores pessoas.
Há preferência de experiência, curso ou perfil?
Guimarães - Pessoas de todas as áreas podem se candidatar às posições de Business Analyst, desde que tenham concluído o curso superior a partir de dezembro de 2015 ou tenham previsão de conclusão até julho de 2019. Não há exigência de experiência profissional anterior, mas o interessado precisa ter inglês avançado e boas habilidades de resolução de problemas. Do ponto de vista comportamental, liderança, capacidade de influenciar pessoas e de automotivação são competências requeridas.
Qual a faixa salarial?
Guimarães - Infelizmente, não podemos abrir essa informação externamente, mas garanto que a nossa proposta de valor completa é muito atrativa para jovens talentos.
Perspectiva de carreira?
Guimarães - O Business Analyst atua como consultor em projetos em diferentes indústrias e funções ao longo dos dois anos de programa. Ao final do segundo ano, caso tenha desempenho dentro do esperado, recebe patrocínio para realizar um curso de MBA nas melhores escolas de negócios do mundo, como Harvard, Stanford, MIT, INSEAD e Kellog. O MBA irá ajudá-lo a reunir experiências acadêmicas e de networking que serão a base da próxima posição do consultor. Seguindo a progressão de carreira dentro dos prazos pré-definidos, é esperado que um Business Analysr se torne sócio da McKinsey em dez anos após o início do seu primeiro programa.
O escritório do Sul existe desde quando?
Guimarães - Desde janeiro de 2017, no formato de escritório virtual onde os consultores podem continuar morando em qualquer uma das capitais do Sul, sem necessidade de se mudar para outros Estados. Nos reunimos como grupo a cada dois ou três meses em algum lugar bacana do Sul, como Florianópolis ou Gramado, para discutir nossa atividade na região, nossas pessoas e nosso impacto regional.
Qual o tamanho da equipe?
Guimarães - No Brasil, temos mais ou menos 400 consultores e estamos projetando um rápido crescimento para o escritório do Sul nos próximos anos. Aliás, é prioridade dentro de nossa estratégia de expansão regional no Brasil.
Há outras oportunidades de emprego no local?
Guimarães - Além da oportunidade de Business Analyst, temos também posições em áreas mais especializadas, como Advanced Analytics e Data Scientist. Porém, apenas para o escritório de São Paulo.
Pessoal daqui pode se inscrever para outro local também?
Guimarães - Sim. Candidatos da Região Sul podem se candidatar para vagas em São Paulo e no Rio de Janeiro. No formulário de candidatura, é possível indicar até quatro escritórios na ordem de preferência.
Como as pessoas podem se candidatar?
Guimarães - A McKinsey & Company é a maior firma de consultoria estratégica do mundo, com escritórios em 65 países e mais de 14 mil consultores. Por mais de 90 anos, temos ajudado clientes dos setores privado, público e instituições sociais a criarem impacto significativo nas suas performances e atingirem os seus objetivos. Para isso, possuímos um processo seletivo rigoroso para recrutar os melhores talentos e oferecemos uma carreira com rápido crescimento. Dentro do processo seletivo possuímos um formato das entrevistas que segue estrutura própria da McKinsey, com histórias pessoais e resolução de casos, sendo que a firma oferece suporte preparatório para os candidatos interessados. Além disso, iremos realizar uma palestra com bate papo na UFRGS sobre a carreira na McKinsey. Será no dia 14 de março, às 19h, no Auditório Nascente, entrada pela avenida Osvaldo Aranha, 99, em Porto Alegre.