A flor do lírio era tachada de praga porque crescia sem parar na região do Recanto Maestro, próximo de Santa Maria. Só que, para a empresária Maria Lúcia Carrara, virou matéria-prima para mais de 50 produtos da marca de cosméticos Lilium Recanto.
— Um dia nosso professor Antônio Meneghetti passou a flor no rosto e disse que deveria ter propriedades boas para a pele. Então, pedi autorização e comecei a pesquisar — lembra a empresária
A farmacêutica construiu uma fábrica no Recanto Maestro. Próximo do verão, os funcionários saem para colher o lírio do brejo nos pátios das casas e na beira do rio. Como a produção cresceu mais do que a "praga se alastrou", Maria Lúcia está pensando em como estimular as pessoas a plantarem lírios a partir de agora.
A coluna soube da história ao conhecer Malu, como a empresária é conhecida, durante a convenção da Associação Gaúcha para Desenvolvimento do Varejo, que foi no Recanto Maestro. Além do Rio Grande do Sul, a Lilium Recanto já vende para São Paulo e Paraná.