A startup gaúcha Rocket Chat venceu a primeira Amcham Arena do país. Organizado pela Câmara Americana de Porto Alegre, o evento teve cerca de 60 empresas inscritas e que foram avaliadas por executivos de grandes empresas do Rio Grande do Sul.
A campeã do desafio é uma plataforma gratuita de conversação, para comunicação interna e externa. A Rocket Chat tem código aberto, ou seja, permite adaptações conforme a necessidade do usuário.
— Identificamos no mercado que diversas empresas usam Whatsapp, Telegram e Skype. Só que nenhuma dessas ferramentas é própria da organização, o que gera dificuldades na comunicação. Então, criamos a Rocket Chat, na qual a empresa pode usar como plataforma de comunicação "inteira", ou seja, para funcionários, fornecedores e clientes — explica o diretor, Gabriel Engel.
A ferramenta oferece funções como Livechat, videoconferência e compartilhamento de arquivos. Pode ser usada na versão mobile ou no computador.
— Tu vais criar o teu "time" e vai convidar teus colegas de trabalho ou quem quiser. Aí, cria um ambiente de comunicação, onde controla quais canais e funcionalidades estarão disponíveis, além de dividir por assuntos — complementa Engel.
A estimativa é que a empresa tenha instalados, no mundo, mais 150 mil servidores, sendo que cada servidor tem uma média de 170 usuários. A maioria dos clientes é dos Estados Unidos e Europa, de universidades e hospitais.
As empresas podem contratar o serviço com mais funcionalidades, além de suporte e acompanhamento. Aí, nesse caso, há cobrança.
A Rocket Chat já recebeu apoio de um fundo de investimento norte-americano. Tem ainda planos para abrir uma unidade em São Francisco, nos Estados Unidos.