A Panvel já está implantando nas lojas um sistema de pagamento chamado de "contactless". Para pagar a conta, o cliente apenas aproxima o cartão de débito ou crédito da máquina no caixa. Vale também para os dispositivos móveis, como smartphones ou braceletes.
Nas farmácias que já oferecem a tecnologia, não é preciso inserir o cartão na máquina. Os equipamentos trocam dados mesmo com alguns centímetros de distância.
- A funcionalidade deixa os pagamentos mais rápidos e práticos, além de reduzir o risco de erro de leitura. - garante Alexandre Arnold, gerente executivo de TI do Grupo Dimed, do qual a Panvel faz parte.
A Panvel avisa, no entanto, que segue sendo exigida a digitação da senha pelo cliente no uso de cartão físico. Já no caso de smartphones, dependerá do aplicativo do banco do cliente.
A rede de farmácias tem feito uma série de testes para homologar a solução em unidades de Porto Alegre. A iniciativa faz parte da estratégia da Panvel de digitalização do negócios. A expectativa é liberar a forma de pagamento em todas as 380 lojas no segundo semestre deste ano.
Siga Giane Guerra no Facebook.