Está na hora de parar de reclamar das lives das duplas sertanejas. As raridades culturais que estão aparecendo – legalmente – no YouTube são um consolo durante a recomendada quarentena por causa do coronavírus. São shows, concertos e espetáculos gravados recentemente ou há muitos anos que vão garantir excelentes momentos durante o período em casa. Esta é uma seleção de algumas descobertas fora do radar, algumas delas já disponíveis bem antes da pandemia.
Radiohead – Toda quinta-feira, a banda britânica coloca no seu canal um show diferente e completo. Cinco deles já estão no ar. A apresentação no Lollapalooza de Berlim em 2016 traz o repertório do disco mais recente, A Moon Shaped Pool, daquele ano. Mas não deixe de assistir ao show de Buenos Aires de 2009, com qualidade de imagem um pouco pior, mas histórico porque foi no dia 24 de março, data em que os argentinos lembram o golpe militar. A performance de How to Disappear Completely é dedicada às vítimas da ditadura.
Chico Buarque – Há anos, a gravadora Biscoito Fino disponibiliza performances completas de alguns dos maiores nomes da música brasileira, catálogo que foi enriquecido durante a pandemia. Comece pelo show Caravanas, de Chico Buarque, que inclui repertório recente e clássicos como Todo o Sentimento e Futuros Amantes. Oportunidade rara pra se ver Chico no palco, ou melhor, no vídeo. A playlist Shows Completos, da Biscoito Fino, ainda traz Gal Costa, Hamilton de Holanda, Kleiton & Kledir com o Grupo Tholl, Elza Soares e Maria Bethânia, entre muitos outros.
Orquestra Sinfônica de Porto Alegre – Em uma excelente iniciativa, a Ospa começou a colocar em seu canal concertos completos, assim como fazem algumas das melhores orquestras do mundo. Está lá inclusive o registro audiovisual da ópera Orfeu e Eurídice, de Gluck, bela montagem apresentada no Theatro São Pedro no ano passado. Outra dica é a gravação do primeiro concerto de 2020, em 7 de março, que acabou sendo o único, já que a temporada comemorativa de 70 anos da orquestra teve de ser interrompida por causa da pandemia.
Balé Kirov – A Warner Classics traz verdadeiras preciosidades em seu canal para quem tem paciência de garimpar. Como uma gravação completa do balé Lago dos Cisnes com o Balé Kirov, da Rússia, de 1990. A produção traz a bailarina Yulia Makhalina no papel de Odette/Odile e Igor Zelensky como o príncipe Siegfried. Isso sem contar a música de Tchaikovsky e a coreografia de Petipa e Ivanov. Outra raridade do acervo da Warner Classics é uma montagem da ópera Aida, de Verdi, com Luciano Pavarotti e Margaret Price, acompanhados da San Francisco Opera, regida por García Navarro. Registro dos anos 1980.