O objetivo do pedido da CBF para a Conmebol é tentar aliviar o calendário do futebol brasileiro. Em ofício enviado à entidade, foram feitas três solicitações: extinção dos playoffs da Copa Sul-Americana, exclusão dos clubes brasileiros da Pré-Libertadores e mais uma vaga direta para o Brasil na fase de grupos da Libertadores.
Para Inter e Grêmio, estes pedidos teriam um reflexo importante. Uma vaga direta a mais na Libertadores é sempre uma boa notícia, pois o G-4 do Campeonato Brasileiro se transformaria em G-5 independente de quem for campeão das Copas.
A extinção da participação na fase eliminatória foi pedida para evitar o excesso de jogos. Neste ano, Botafogo e Bragantino se enfrentaram na última etapa. Como só um brasileiro avança para a fase de grupos, no fim o número de participantes seria o mesmo.
A extinção dos playoffs da Sul-Americana também teria como objetivo limitar o número de partidas. Este foi o caso do Inter em 2024, quando ficou em segundo lugar no grupo e teve que disputar o playoff contra o Rosario Central. Sem estas duas partidas extras, o calendário ganharia uma folga.
Para a dupla Gre-Nal e os demais clubes brasileiros, o problema seria uma chance maior de eliminação das competições. Neste caso, se ficar em segundo lugar no grupo na Sul-Americana ou em terceiro lugar no grupo da Libertadores, não haveria a chance dos jogos extras para seguir na Sul-Americana.
O pedido da CBF é para colocar em prática as ideias a partir do Campeonato Brasileiro de 2025, com validade para 2026 nas competições sul-americanas. No entanto, a Conmebol não mandou resposta, e não pretende fazer qualquer tipo de alteração nas suas competições.
No entanto, a CBF, com a sua força política na América do Sul, vai insistir. Por isso será preciso observar com atenção como esta história vai terminar.