A partir desta sexta-feira (11), as casas de apostas que não estiverem autorizadas a continuar operando de acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Fazenda serão definitivamente bloqueadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). De acordo com o Governo, essa é a medida inicial que visa criar um ambiente mais seguro e controlado para os usuários. Até a manhã desta sexta-feira (10), 210 bets estavam autorizadas a operar no país.
Para as plataformas que cumpriram com todos os requisitos desde o início do processo regulatório, como foi o caso da EstrelaBet, patrocinadora do Inter, a regulamentação no país representa um marco.
— É um divisor de águas para o setor, colocando o país entre as 19 nações do G20 que adotaram essa medida. Ela trará impactos significativos em várias áreas, proporcionando maior segurança e transparência para os usuários, além de proteger os apostadores com políticas claras de jogo responsável — afirma Fellipe Fraga, Diretor de Negócios da empresa.
A EstrelaBet possui uma relação sólida com Inter, patrocinando desde 2022 o time masculino e o feminino. Em março de 2023, a parceria foi estendida por mais três anos — até 2026, desta vez para as costas das camisas utilizadas pelos atletas do futebol masculino e a manutenção do master no feminino. Já em agosto deste ano, a plataforma de aposta fechou um acordo de cinco anos voltado para o estádio do clube, o Beira-Rio, que passou a englobar o direito de uso de um camarote e de cadeiras centrais, criação de conteúdos para as redes sociais do estádio, além da exibição da marca em painéis e placas dentro do Gigante da Beira-Rio.
De acordo com Fraga, uma das principais preocupações da indústria como um todo está relacionada às medidas que estão sendo tomadas para cumprir as exigências do Jogo Responsável, destacando que a EstrelaBet já vem seguindo essas recomendações:
— Nós já oferecemos aos usuários diversas opções de configurações para promover o jogo responsável, incluindo a possibilidade de estabelecer limitações temporárias de acesso, autoexclusão da conta e controle de limites determinados pelo usuário e também pela plataforma. Além disso, os jogadores podem configurar notificações automáticas para suspender o jogo em andamento ou encerrar a sessão. Também estamos seguindo a legislação e diretrizes do CONAR de promoção do jogo responsável, e orientamos nossos parceiros, como influenciadores, por meio de manuais e recomendações, que abrangem o uso de imagens com mensagens que reforcem que o jogo não é investimento, além de serem restritas para maiores de 18 anos.
Além disso, Fellipe Fraga explica que manter a confiança dos consumidores será essencial nesse processo:
— As empresas precisarão investir em inovação, tecnologia e reputação para oferecer uma experiência de aposta segura, transparente e personalizada. Além disso, a proteção da integridade esportiva será uma prioridade, exigindo parcerias com órgãos reguladores para mitigar riscos como a manipulação de resultados, assegurando um mercado competitivo e confiável que beneficie empresas, consumidores e o governo.
Uma das ações adotadas recentemente pela EstrelaBet foi ceder o espaço nobre das camisas sub-20 e sub-17 do Criciúma para as ONGs Abadeus e Bairro da Juventude, que atuam com inclusão social, capacitação e promoção dos direitos de crianças e jovens. A iniciativa visa reforçar o compromisso social do clube e da empresa ao dar visibilidade a causas importantes, ao mesmo tempo em que respeitam a regulamentação de publicidade responsável.