O zagueiro gaúcho Eduardo Bauermann retomou a carreira após a suspensão de 360 dias por participação em esquema de manipulação de resultados enquanto atuava nos Santos. Desde maio deste ano está no Everton, de Viña del Mar, do Chile. Por lá, ele já disputou 11 partidas, com um gol marcado.
O clube está em oitavo lugar no campeonato chileno, mas com a mesma pontuação do sétimo colocado, que teria vaga para a Copa Sul-Americana de 2025. O líder da competição é a Universidad de Chile, de Aránguiz.
Aos 28 anos, Eduardo Bauermann encontrou a tranquilidade que precisava para retomar a carreira. Ele ficou suspenso entre maio de 2023 e maio de 2024.
O zagueiro foi punido após a investigação da Operação Penalidade Máxima, que descobriu um esquema de manipulação para favorecer apostadores. No caso de Bauermann, ele havia feito uma combinação para levar cartões amarelos em dois jogos do Santos.
Natural de Estância Velha, o defensor manteve a forma em Porto Alegre durante o período da suspensão. Revelado pelo Inter, Bauermann recebeu convocações para a base da seleção brasileira e chegou a disputar a Copa do Mundo sub-17 em 2013.
Além do Inter, jogou no Naútico, Atlético-GO, Figueirense, Paraná, América-MG e Santos. Chegou a acertar com o Alanyaspor-TUR, mas não entrou em campo por causa da punição.