A Copa Intercontinental, que reunia os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões, estará de volta em 2024. Mas com uma nova fórmula. Desta vez, a Fifa vai promover a competição com representantes de todos os continentes.
A Copa Intercontinental vai substituir o Mundial de Clubes e será disputada todos os anos, sempre em dezembro. Além disso, a Fifa criou o Super Mundial, com 32 clubes, a cada quatro anos, com estreia em 2025 nos Estados Unidos.
Para 2024, a principal mudança em relação ao Mundial anual é a necessidade do representante sul-americano disputar uma fase a mais.
A estreia do campeão da Libertadores será contra o Pachuca, campeão da Concacaf. Será jogo único, com sede definida por sorteio. O vitorioso avança para a fase seguinte, e enfrentará um time da África, Ásia ou Oceania em campo neutro.
O Real Madrid, campeão da Liga dos Campeões deste ano, entra direto na final, em campo neutro, contra o vencedor da fase 2.
O Grêmio, classificado para as oitavas de finais da Libertadores, segue na briga para disputar as duas competições: Copa Intercontinental e Super Mundial de Clubes.