Marcelo Moreno, ex-atacante do Grêmio, entregou na sexta-feira (31) dezenas de fogões, móveis para cozinha, camas e colchões para moradores do bairro Sans Souci, em Eldorado Sul. A região foi duramente castigada pelas enchentes, com danos e perdas enormes.
Tive a oportunidade de estar presente na ação solidária. Foi emocionante acompanhar a reação de cada morador ao ver os dois caminhões das Lojas Colombo entrando na pequena comunidade, onde praticamente todos são moradores antigos e se conhecem.
O momento da entrega teve também uma forte carga emotiva. Ouvimos de dezenas de pessoas as mesmas histórias, sobre o nível que a água atingiu trazendo um enorme poder de destruição, estragando eletrodomésticos, roupas e quase todos os itens fundamentais de uma vida toda no bairro.
— Sou viúva há 10 anos. Meu marido montou toda a casa. Moro há 70 anos aqui, nunca vi nada igual. Ver tudo destruído é muito triste. Eu quero muito agradecer este gesto — contou a aposentada Edenice Nunes da Silva, na sala da sua casa, com quase todos os móveis destruídos.
— A água só baixou na quinta. Aqui em casa foi tudo fora. Perdi tudo. Estou sem palavras para agradecer o que vocês estão me entregando. Será possível recomeçar — falou Rodrigo Salgado, que trabalha com enfermagem.
A equipe de voluntários, liderada pelo grupo SOS Sans Souci, ajudou a realizar a entrega. Eles estão fazendo um trabalho fundamental para auxiliar os moradores com doações. O primeiro QG para receber o material foi na fábrica Miliopã, também afetada pelas enchentes.
Durante as entregas ouvimos diversos relatos de pessoas que estavam dormindo no chão de casa ou em colchões ainda molhados. E todos tiveram a mesma atitude, abrindo a porta das suas casas para mostrar o tamanho do estrago. O cenário era praticamente o mesmo, móveis e eletrodomésticos destruídos e lama por todo o lado.
— Só quem está aqui vê a realidade do que está acontecendo. Nós vamos ajudar estas pessoas no recomeço das suas vidas. Mas necessitamos mais. As doações precisam continuar. Ainda tem muita gente precisando — falou Marcelo Moreno, que desde os primeiros dias das enchentes está mobilizado no trabalho de auxílio aos necessitados.
A entrega de doações foi uma parceria entre Marcelo Moreno e Lojas Colombo. Além disso, a partir de agora será aberta uma campanha para ajudar muitos outros necessitados.
Todo o valor arrecadado nesta campanha será utilizado para a compra de eletrodomésticos a preço de custo. Sem qualquer tipo de lucro para a Colombo. O objetivo é percorrer outras áreas afetadas do Estado.
Saiba como contribuir
Chave Pix coordenada por Marcelo Moreno e Lucas de Ávila Ferraz:
- Chave CPF: 008.768.770-48 (Lucas de Ávila Ferraz)
- Instituição: BCO Santander
Essa chave Pix está sendo coordenada por Lucas de Ávila Ferraz, da Faz Capital, e Marcelo Moreno, com todos os recursos destinados para os atingidos pelas enchentes. Durante os últimos dias, eles organizaram diversas doações pelo Estado. Todas as entregas terão prestação de contas com o valor arrecadado.