O Grêmio protocolou, na terça-feira (30), no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), uma Notícia de Infração Disciplinar Desportiva (NIDD) contra Jailson Macedo Freitas, que atuou na partida entre Bahia e Grêmio, ocorrida no último sábado (27), em Salvador.
A acusação recai sobre a interferência indevida de Jailson na arbitragem, especialmente em comunicações com o quarto árbitro, Fernando Antônio Mendes de Salles Nascimento Filho, igualmente citado na denúncia.
O Diretor Jurídico do Grêmio, Luiz Paulo Germano, explicou a ação:
— É inaceitável e surpreendente que Jaílson, ocupando a posição de Diretor de Arbitragem da Federação Baiana de Futebol, tenha figurado inicialmente como Assessor da partida e, posteriormente (após denúncias de nosso treinador, Renato Portaluppi, já na madrugada) tenha sido realocado como delegado local. Essa mudança de função é altamente questionável e coloca em dúvida o que aconteceu com a arbitragem no jogo.
O incidente, que culminou com a expulsão do jogador Diego Costa, que estava na casamata, no final da partida, levou o Técnico Renato Portaluppi a denunciar que Jailson Macedo de Freitas foi o responsável indireto pela decisão, ao se comunicar indevidamente com o 4º árbitro.
— Seja como assessor ou delegado, Jailson se comportou mal. Como assessor não deveria estar presente em campo, e como delegado não possui autoridade para intervir em questões disciplinares do jogo, o que inclui interagir com o quarto árbitro durante a partida — reforçou Germano.