As vagas para o Super Mundial da Fifa, com 32 clubes a partir de 2025, já estão em jogo. E metade delas estão preenchidas na América do Sul. Das seis vagas da Conmebol, três serão dos campeões da Libertadores de 2021 (Palmeiras), 2022 (Flamengo) e 2023 (Fluminense). O campeão da Libertadores de 2024 também confirma presença, e as duas vagas restantes serão definidas pelo ranking da Conmebol.
O ranking oficial da entidade, que leva em conta o desempenho histórico e a performance recente na Libertadores e Copa Sul-Americana tem River Plate, Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors e Grêmio nas cinco primeiras colocações.
Mas não será este o ranking que vai definir as outras duas vagas da Conmebol no Mundial. A Fifa determinou que cada confederação crie uma fórmula levando em conta apenas os resultados entre 2021 e 2024, que são os quatro anos anteriores ao Mundial.
A primeira questão é que o Grêmio não terá vaga pelo ranking. A regra da Fifa é clara: o limite é de dois clubes por país no Mundial. A exceção é se três ou quatro clubes forem campeões do torneio continental. É o que acaba de ocorrer no Brasil. O Fluminense quebra a regra porque ganhou a Libertadores e será o terceiro representante do Brasil. Se em 2024 o Grêmio ou outro clube brasileiro vencer a Libertadores, também terá vaga. Mas esta é a única chance. As vagas do ranking obrigatoriamente ficarão com clubes de outros países, como Argentina, Uruguai, Colômbia, Paraguai e Equador. O Inter, sem vaga na Libertadores de 2024, está fora.
O critério do novo ranking ainda não foi divulgado pela Conmebol, mas pelos resultados neste período é possível perceber que River Plate e Boca Juniors levam vantagem contra os adversários, pois a Libertadores deverá ter peso importante no ranking. Neste período, estes foram os melhores desempenhos (tirando os campeões da Libertadores e demais clubes brasileiros):
- Boca Juniors: uma vez vice-campeão e chegou duas vezes nas oitavas da Libertadores
- River Plate: chegou uma vez nas quartas de finais e duas vezes nas oitavas de finais da Libertadores
- Olimpia: chegou duas vezes nas quartas de finais da Libertadores
- Barcelona-EQU: chegou uma vez nas semifinais da Libertadores
- LDU: campeã da Copa Sul-Americana de 2023
- Independiente Del Valle: campeão da Copa Sul-Americana de 2022
O Mundial de 2025 nos Estados Unidos já tem os seguintes clubes classificados:
- Chelsea: campeão Liga dos Campeões 2020-2021
- Real Madrid: campeão Liga dos Campeões 2021-2022
- Manchester City: campeão Liga dos Campeões 2022-2023
- Palmeiras: campeão Libertadores 2021
- Flamengo: campeão Libertadores 2022
- Al Hilal (Arábia Saudita): campeão Liga dos Campeões da Ásia 2021
- Urawa Red Diamonds (Japão): campeão Liga dos Campeões da Ásia 2022
- Al Ahly (Egito): campeão Liga dos Campeões da África 2020-2021
- Wydad Casablanca (Marrocos): campeão Liga dos Campeões da África 2021-2022
- Monterrey (México): campeão Concachampions 2021
- Seattle Souders (EUA): campeão Concachampions 2022
O formato do Super Mundial de 2025 será com oito grupos de quatro times. Os dois primeiros avançam para oitavas, quartas, semifinais e final, tal qual era a Copa do Mundo de seleções.
Já o Mundial de 2023 segue no mesmo modelo dos últimos anos, e nesta temporada será realizado na Arábia Saudita. Estão confirmados Manchester City, Léon, Al Ahly, Auckland, Al Ittihad, Urawa Reds e Fluminense.