A decisão do título da Libertadores de 2023 terá reflexos em duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. Palmeiras, Boca Juniors, Inter e Fluminense, os semifinalistas da principal competição da América do Sul, estão na briga pelas vagas nos Mundiais de 2023 e 2025.
O campeão deste ano disputará o Mundial da Arábia Saudita, em dezembro, contra Manchester City, Léon, Al Ahly, Auckland, Al Ittihad e Urawa Reds. A fórmula de disputa é a mesma dos anos anteriores. Pelo sorteio, o representante da América do Sul enfrentará nas semifinais o vencedor de Al Ittihad e Al Ahly.
Em 2024, a Fifa deverá realizar o Mundial com os campeões continentais se enfrentando. O vencedor desta disputa enfrentaria o campeão europeu em local a ser definido.
A grande novidade está prevista para 2025, com a previsão de estreia do Super Mundial da Fifa, com 32 clubes, nos Estados Unidos. Tanto Inter quanto Grêmio ainda podem sonhar com ele. Para isso, precisam conquistar a Libertadores neste ano ou no ano que vem, ou garantir vaga pelo ranking, que explicaremos melhor abaixo.
O formato do torneio será com oito grupos de quatro times. Os dois primeiros avançam para oitavas, quartas, semifinais e final, tal qual era a Copa do Mundo de seleções.
A América do Sul terá seis vagas, assim distribuídas:
- Campeão da Libertadores de 2021: Palmeiras
- Campeão da Libertadores de 2022: Flamengo
- Campeão da Libertadores de 2023: Palmeiras, Boca Juniors, Inter ou Fluminense
- Campeão da Libertadores de 2024
Ranking da Conmebol
Além das vagas dos campeões da Libertadores, dois lugares no Mundial serão definidos pelo ranking da Conmebol. Mas é importante destacar que não será o ranking histórico da entidade, e sim uma qualificação que ainda terá uma fórmula divulgada, contando apenas os resultados da Libertadores e da Sul-Americana entre 2021 e 2024.
Se o Palmeiras for novamente campeão da Libertadores, a Conmebol vai avaliar o que fazer. Em princípio, poderá aumentar para três as vagas pelo ranking.
A possibilidade de o vice-campeão de 2023 ficar com a vaga é remota. Seria uma boa notícia para Inter e Fluminense, mas não é o que a Conmebol está projetando. De qualquer maneira, chegar à decisão da Libertadores também dará pontos importantes para o Inter no ranking.
No ranking histórico da Conmebol, o Grêmio é o quinto colocado, atrás somente de River Plate, Palmeiras, Flamengo e Boca Juniors. O Inter está em 18º lugar. Mas como para o Mundial de 2025 serão computados apenas resultados entre 2021 e 2024, o Grêmio precisará de uma grande campanha em 2024 para aparecer entre os primeiros.
É importante reforçar que o novo ranking será decisivo para as vagas para o Mundial. O Athletico-PR, campeão da Copa Sul-Americana em 2021 e finalista da Libertadores em 2022, deverá aparecer em boa posição. O Independiente Del Valle, campeão da Sul-Americana de 2022, também está bem cotado. O Inter poderá ter uma boa posição se chegar à final da Libertadores neste ano.
Um ponto importante é o limite de classificados por país (no máximo dois clubes). Se o Brasil tiver três ou quatro campeões da Libertadores entre 2021 e 2024, todos estarão classificados. Esta é a única exceção para um país ter mais de dois representantes.
Neste caso, com os clubes brasileiros vencendo a Libertadores, as vagas pelo ranking obrigatoriamente ficam com equipes de outros países.
Para a dupla Gre-Nal sonhar com vaga no Super Mundial da Fifa, este é o resumo:
- Inter: precisa vencer a Libertadores de 2023 ou 2024 (tem chance de entrar pelo ranking se o Brasil tiver no máximo dois campões de Libertadores entre 2021 e 2024);
- Grêmio: precisa vencer a Libertadores de 2024 (tem chance de entrar pelo ranking se vencer a Sul-Americana de 2024 ou se fizer uma grande campanha na Libertadores do ano que vem, com a mesma condição: o Brasil não pode ter mais do que dois campeões da Libertadores entre 2021 e 2024).
O Mundial de 2025 nos Estados Unidos já tem os seguintes clubes classificados:
- Chelsea: campeão Liga dos Campeões 2020-2021;
- Real Madrid: campeão Liga dos Campeões 2021-2022;
- Palmeiras: campeão Libertadores 2021;
- Flamengo: campeão Libertadores 2022;
- Al Hilal (Arábia Saudita): campeão Liga dos Campeões da Ásia 2021;
- Al Ahly (Egito): campeão Liga dos Campeões da África 2020-2021;
- Wydad Casablanca (Marrocos): campeão Liga dos Campeões da África 2021-2022;
- Monterrey (México): campeão Concachampions 2021;
- Seattle Souders (EUA): campeão Concachampions 2022.