A primeira edição do novo Mundial de Clubes da Fifa já tem sede definida. Nesta sexta-feira (23), a entidada máxima do futebol anunciou que os Estados Unidos receberão a competição, em 2025.
A escolha pelos EUA se dá pela proximidade com a Copa do Mundo. Em 2026, o Mundial de seleções terá como sedes os EUA, o Canadá e o México.
Assim, a Fifa segue o que era feito com a Copa das Confederações, competição disputada de 1992 a 2017, que também servia como um evento-teste para o Mundial do ano seguinte.
Como serão definidos os participantes
Em março, a Fifa divulgou detalhes da primeira edição do novo Mundial de Clubes. De acordo com a forma de classificação, Palmeiras e Flamengo estão garantidos como dois dos representantes da América do Sul no torneio.
Segundo a definição, a Conmebol terá direito a seis vagas na competição. Quatro delas serão preenchidas com os campeões da Libertadores de 2021 a 2024. Palmeiras, campeão em 2021, e Flamengo, em 2022, assim, estão confirmados no novo Mundial de Clubes.
A Uefa terá direito a oito representantes no torneio. Quatro vagas também serão preenchidas entre os vencedores da Liga dos Campeões entre 2021 e 2024, o que garante as presenças de Chelsea, Real Madrid e Manchester City. As outras quatro vagas serão dadas pelo ranking continental.
Como serão preenchidas as 32 vagas do Mundial:
- Uefa (Europa): 12
- Conmebol (América do Sul): 6
- AFC (Ásia): 4
- CAF (África): 4
- Concacaf (América do Norte, Central e Caribe): 4
- OFC (Oceania): 1
- País-sede do torneio: 1