A segunda-feira (17) vai marcar a eleição para definir o próximo presidente do Conselho Deliberativo do Grêmio. Após a votação para renovar o Conselho, esta será a segunda eleição no clube no ano. Os candidatos estão confirmados: Alexandre Bugin e Luciano de Faria Brasil.
A primeira chapa a ser inscrita foi a de Alexandre Bugin, que tem Roger Fischer como candidato a vice-presidente. Bugin é o atual vice-presidente do Conselho Deliberativo. A chapa conta com o apoio dos conselheiros ligados aos movimentos que apoiaram Alberto Guerra e Danrlei na eleição para renovar o Conselho.
A segunda chapa a ser inscrita foi a de Luciano de Faria Brasil, que tem Fernando Antônio Zanella como candidato a vice. Luciano de Faria Brasil, membro do Conselho gremista desde 2010, já foi secretário do Conselho e integrou comissões de Assuntos Legais e de Reforma Estatutária. Esta chapa conta com o respaldo dos movimentos que apoiaram Odorico Roman na eleição para renovar o Conselho.
A votação dos conselheiros será presencial, no auditório da Arena. A posse do novo presidente do Conselho será na próxima segunda-feira mesmo.
Depois desta eleição, a escolha do presidente do Grêmio será no dia 3 de novembro, com votação dentro do Conselho Deliberativo. Os candidatos que ultrapassarem a barreira de 20% dos votos avançam para a votação com o voto dos associados, no dia 12 de novembro. Por enquanto, os candidatos são Alberto Guerra, Carlos Galia e Odorico Roman.