A saída de Guto Peixoto da eleição para presidente do Grêmio deixará a situação sem candidato no pleito. No momento, os candidatos são esses: Alberto Guerra, Odorico Roman e Carlos Galia. É importante lembrar que o registro das candidaturas só poderá ser feito a partir de 10 de outubro.
No cenário atual, Guerra e Odorico terão votos suficientes, com sobras, para avançar na votação dentro do Conselho Deliberativo. A cláusula de barreira é de 20% dos votos para passar para o segundo turno, com participação dos associados, no dia 5 ou 12 de novembro.
No quadro de momento, Carlos Galia não teria votos suficientes para superar a cláusula. Portanto, ao que tudo indica, Alberto Guerra e Odorico Roman estarão no segundo turno. E os sócios vão decidir quem será o próximo presidente.
Ainda existe tempo para o surgimento de um novo candidato, mas esta não é a tendência. Danrlei, que fez boa votação na eleição da renovação do Conselho Deliberativo, poderá apoiar Alberto Guerra, mas isto ainda não está oficialmente confirmado.