A data para a eleição que vai definir o próximo presidente do Grêmio ainda não está definida. Por enquanto, está marcada para 12 de novembro. Mas poderá ter uma alteração, passando para 5 de novembro. Por isso é importante reforçar o que diz o Estatuto do clube.
Após a votação para presidente dentro do Conselho Deliberativo, os candidatos que obtiverem pelo menos 20% dos votos avançam para a eleição com participação do associado.
No artigo 57, é informado que "ultimada a aprovação pelo Conselho Deliberativo, a Assembleia Geral se reunirá, no prazo máximo de 10 (dez) dias, para eleição do Presidente e dos Vice-Presidentes do Grêmio".
O calendário eleitoral do Grêmio tem esta programação:
— Registro de chapa para mesa do Conselho Deliberativo: entre os dias 3 e 7 de outubro;
— Registro de chapa para o Conselho de Administração: entre 10 e 14 de outubro;
— Eleição para a Mesa do CD (Presidente do Conselho Deliberativo): 17 de outubro;
— Aprovação das chapas no Conselho Deliberativo (Votação para presidente dentro do Conselho): 26 de outubro;
— Eleição no pátio: 12 de novembro*
Pelo que diz o Estatuto, a eleição no pátio, com o voto do associado, precisa acontecer no máximo 10 dias após a aprovação das chapas no Conselho. Por isso, o limite para respeitar o Estatuto é 5 de novembro, que cai num sábado. Como o jogo contra o Brusque (última rodada da Série B) está marcado para 6 de novembro, é possível que o próximo presidente seja conhecido no dia 5.