A renovação no Conselho Deliberativo abriu a sequência de eleições deste final de ano no Grêmio. Agora, haverá votações para decidir desde a composição da mesa do CD até o próximo presidente.
O próximo pleito é no dia 17 de outubro. Nele, os conselheiros definirão os integrantes da mesa diretora, como presidente e vices do CD. O edital com definições sobre o processo será divulgado na próxima sexta-feira (30). Nele, constará que as chapas podem se inscrever entre os dias 3 e 7. Os grupos são compostos por presidente e vice, que tomam posse pelos próximos três anos, com direito a uma reeleição.
Em 26, ocorre a primeira parte da eleição para a presidência. Ainda não foi definido o prazo para que os candidatos apresentem as candidaturas. A data será decidida nos próximos dias, após a eleição para a mesa diretora.
Os 342 conselheiros votam nas chapas que concorrerão à presidência e ao Conselho de Administração. Se apenas uma superar a cláusula de 20% dos votos no Conselho, a nova direção para o triênio 2023 a 2026 está eleita.
Caso mais de um grupo alcance o índice, a escolha será dos associados. A tendência é de que a votação ocorra em 12 de novembro.
Calendário
- 17/10 - Eleição da mesa diretora do CD (apenas conselheiros votam)
- 26/10 - 1º turno para escolha do presidente (apenas conselheiros votam)
- *12/11 - 2º turno para escolha do presidente - sócios poderão escolher entre as chapas que ultrapassarem a cláusula de barreira (20% dos votos no conselho)
*data ainda a confirmar