Geromel, um dos maiores zagueiros da história do Grêmio, também marcou época em outro clube. Recentemente ele foi escolhido como o melhor defensor de todos os tempos do Vitória de Guimarães, em Portugal, onde atuou entre 2005 e 2008.
A eleição foi feita por causa do aniversário de 100 anos do clube, comemorado no dia 22 de setembro, com uma grande festa, chamada de "Gala Conquistadores Centenário". O evento reuniu milhares de torcedores do Vitória, em uma comemoração que teve discursos, homenagens e shows.
O ponto alto da noite foi o anúncio da seleção do centenário, o chamado "Onze do Centenário". Durante duas semanas, o clube disponibilizou em seu site um espaço para uma votação dos torcedores. No total, eram 166 jogadores para as 11 vagas do time ideal.
Geromel foi o zagueiro mais votado entre os 26 defensores. Raphinha, meia-atacante gaúcho da Seleção Brasileira, que atuou no Vitória entre 2015 e 2018, também entrou na seleção.
O "Onze do Centenário" ficou assim: Neno (goleiro que atuou em três oportunidades no clube), Ricardo Pereira (lateral que também atuou no Sporting), Geromel, Tapsoba (atualmente no Bayer Leverkusen) e Dimas (lateral que também atuou no Benfica); N'Dinga (natural do Zaire, jogou 10 temporadas no Vitória), Pedro Mendes (também jogou no Porto, Sporting e Tottenaham) e Pedro Barbosa (118 jogos e 22 gols pelo clube); Raphinha, Paulinho Cascavel (brasileiro, marcou 60 gols pelo Vitória) e Vitor Paneira (quatro temporadas em Guimarães). O técnico eleito foi Rui Vitória, que comandou o time no título da Taça de Portugal de 2013. Atualmente, ele está na seleção do Egito.
Geromel não esteve na festa, mas mandou um vídeo agradecendo a homenagem. Estas foram as palavras do capitão gremista:
— Infelizmente não posso estar presente nesta noite tão especial. Mas eu queria agradecer e dizer muito obrigado pela contribuição para me tornar este jogador que sou hoje. Obrigado pelo carinho que recebo até hoje, e por tudo que o clube me proporcionou. É uma honra que levarei para o resto da vida. Obrigado, Vitória — disse o zagueiro.
Aos 37 anos, Geromel tem contrato com o Grêmio até 2023. Na Europa, atuou por Chaves, Vitória de Guimarães, Colônia e Mallorca.