Luis Suárez e Edinson Cavani, dois nomes históricos do futebol uruguaio, estão sem clube neste momento. Com a janela de transferências aberta, seus nomes são ligados a várias negociações, e muitas propostas estão chegando. Faltando quatro meses para a Copa, eles devem definir em breve onde vão atuar no segundo semestre de 2022.
Em Montevidéu, ganha cada vez mais força a possibilidade de Suárez voltar para casa, e atuar no Nacional, clube onde iniciou a carreira. José Fuentes, presidente do clube uruguaio, viajou nesta semana para a Espanha, onde vai conversar pessoalmente com o atacante. A proposta está feita, assim como a campanha da torcida pelo retorno do atleta.
O detalhe é que, se isto acontecer, Suárez entra no caminho do Inter pelo título da Copa Sul-Americana. O Nacional está nas quartas de finais (enfrenta o Atlético-GO), e se passar pegará o vencedor de São Paulo e Ceará. Um eventual encontro seria na final em Córdoba-ARG, se os dois clubes chegarem lá. Com Suárez, não tenho dúvidas de que o Nacional vira forte candidato ao título.
Já Cavani recebeu diversas propostas, inclusive do futebol sul-americano. No entanto, a preferência é ficar na Europa. No momento, o clube favorito para ficar com o uruguaio é o Villarreal, semifinalista da última Liga dos Campeões. O time é comandado por Unai Emery, que foi seu técnico no PSG.
Os dois atacantes tem a mesma idade (35 anos) e nasceram na mesma cidade (Salto). Como desejam chegar em forma na Copa do Catar, devem anunciar em breve seus novos clubes.