A direção do Grêmio, em conjunto com a comissão técnica, continua avaliando a possibilidade da contratação de reforços para o segundo turno da Série B. Não existe garantia da chegada de novos jogadores, mas a avaliação de vários nomes está sendo feita.
A grande preocupação é com a situação financeira. O rebaixamento para a Série B provocou uma enorme perda financeira. Só em direitos de transmissão, o Grêmio faturou R$ 207 milhões em 2021. Neste ano, não vai chegar nem perto da metade deste valor.
Como o clube não conseguiu reduzir a folha de pagamento dos jogadores como gostaria, não há espaço para a chegada de atletas caros. Por isso, a situação é complexa. É preciso encontrar profissionais que possam acrescentar tecnicamente sem sobrecarregar ainda mais a folha no segundo semestre.
Vários nomes estão sendo analisados. Para a articulação, que é uma posição carente, muitos jogadores estão no radar. Elvis, o mais recente, que acabou de sair do Goiás, foi oferecido, mas este nome não empolgou. Mateus Vital, que pertence ao Corinthians, foi observado, porém não houve qualquer tipo de avanço. Sobre Moisés, ex-Palmeiras, e Diego Ribas, do Flamengo, a direção gremista sondou a possibilidade de contratação dos dois. Mas os valores estão completamente fora da realidade. Nathan, que pertence ao Atlético-MG, mas está emprestado ao Fluminense, foi avaliado. Mas, pela relação custo-benefício, não houve interesse.
Um novo nome que surgiu é Rafinha, que se destacou no futebol gaúcho jogando por São José e Ypiranga. Atualmente, está no Blooming, da Bolívia. Ele marcou 32 gols em 87 jogos nas últimas quatro temporadas. O custo é acessível, mas, por enquanto, este atleta está sendo analisado, sem negociação em andamento.
Ainda faltam 11 dias para a abertura da janela. A direção gremista segue trabalhando. Tentando encontrar nomes viáveis para o restante da Série B.