O pedido de demissão de Zé Ricardo, que deixou o Vasco no domingo (5) para treinar o Shimizu S-Pulse, do Japão, pegou todos de surpresa no Rio de Janeiro. O último jogo dele foi contra o Grêmio, na quinta-feira (2), em São Januário. Agora, a direção do clube carioca já procura um substituto.
O primeiro nome sondado foi Eduardo Barroca, que está no Avaí. Só que ele avisou que não vai aceitar. Renato Portaluppi, que tem ótima relação com o presidente Jorge Salgado, foi lembrado por dirigentes do clube carioca, e seu nome começou a ser comentado na imprensa carioca. No entanto, até a noite de domingo nenhum contato oficial foi feito. Não houve proposta, mas ele é um dos nomes especulados em São Januário.
Renato treinou o Vasco em duas oportunidades. Em 2006 foi vice-campeão da Copa do Brasil. Mas em 2008 assumiu no final do Campeonato Brasileiro e não conseguiu evitar o rebaixamento.
É importante ressaltar que a procura do novo técnico será comandada pelo Vasco. A empresa 777 Partners, que negocia a compra da SAF vascaína, deve assumir o controle do clube entre julho e agosto.
O técnico da confiança do grupo norte-americano deverá ser contratado para 2023, e poderá ser um estrangeiro. Mas o entendimento neste momento é de que é necessário contratar um profissional com conhecimento do futebol brasileiro, que possa garantir o acesso para a Série A. O Vasco está em 4º lugar na Série B, e é um dos principais adversários do Grêmio na competição.