O volante Lucas Leiva ficará livre no mercado em breve, pois o seu contrato com a Lazio termina em 30 de junho. Depois de ser vendido pelo Grêmio em 2007, ele ficou 10 anos no Liverpool. E depois de cinco temporadas na Itália, deverá ter um novo destino a partir da metade do ano.
Aos 35 anos, Lucas tem sido aproveitado de forma regular na Lazio, que está em quinto lugar no Campeonato Italiano. A possibilidade da volta ao Grêmio certamente será considerada pelas duas partes. O presidente Romildo Bolzan já chegou a dizer que em todas as janelas pelo menos sonda a situação do atleta.
Na Arena, o respeito por Lucas Leiva é enorme. Por vários motivos. Pela qualidade do seu futebol, pela postura profissional e pela identificação com o clube. Seu nome sempre será considerado se houver possibilidade de retorno.
Mas a preocupação que percebi em alguns contatos é com a questão financeira. O volante está em um patamar salarial muito acima das possibilidades do Grêmio, que teve teve queda de receita com o rebaixamento para a Série B. Por isso, seria complicado trazer um reforço deste nível, em um momento em que existe a necessidade de reduzir a folha de pagamento.
De qualquer maneira, a situação será analisada. Nesta semana, em uma conversa com o jornalista Duda Garbi, o atleta disse que pretende ainda jogar mais alguns anos e "vai analisar o que aparecer, mas que é preciso esperar o que vai ter de alternativa, e se o Grêmio pode ser uma opção".
O Campeonato Italiano termina no dia 22 de maio, e Lucas deverá estar em Porto Alegre até o final do mês. Aí sim pretende definir o seu futuro.