O meio-campista Cristian Rodríguez é o novo reforço do Plaza Colonia, modesta equipe uruguaia que terminou o último campeonato nacional em 9° lugar. Aos 35 anos, chegou a hora de voltar para casa para encaminhar o final da carreira.
"Cebolla" Rodríguez, como é conhecido, nasceu em Juan Lacaze, na beira do Rio da Prata, no departamento de Colonia. O Plaza Colonia é da histórica cidade de Colonia del Sacramento. De lá, o uruguaio saiu para jogar nas categorias de base do Peñarol. Na Europa, brilhou em clubes como PSG, Benfica, Porto e Atlético de Madrid.
Em 2015, chegou como uma contratação de enorme repercussão no início da gestão de Romildo Bolzan no Grêmio. Na época ele estava com 29 anos e era uma das estrelas da seleção uruguaia. Mas não deu certo em Porto Alegre. A estreia foi no dia 14 de março, na Arena, contra o Cruzeiro pelo Gauchão.
Logo depois, sofreu uma lesão muscular. Voltou no dia 26 de abril, entrando no segundo tempo de um Gre-Nal. Mas novamente teve lesão muscular. Insatisfeito com os problemas físicos, o próprio jogador solicitou a rescisão do contrato.
Jogou ainda no Independiente, e ficou quatro temporadas no Peñarol, onde iniciou nas categorias de base. Agora volta para casa. Pela seleção do Uruguai foram duas Copas do Mundo. Acompanhei de perto sua trajetória em 2014 (Brasil) e 2018 (Rússia). Jogador aguerrido e de caráter, cumpriu sua missão no futebol. Não deu certo aqui, mas até na saída teve comportamento exemplar.