A rescisão de Cristian aliviou as finanças do Grêmio em aproximadamente R$ 1 milhão, contando salários, direitos de imagem e outros valores que o jogador teria a receber se permanecesse vinculado até 30 de junho, data do vencimento do contrato. Elogiado por sua conduta, o meia uruguaio "pediu demissão" para a direção gremista e abriu mão do que receberia até a conclusão do vinculo.
Cebolla confirma rescisão e justifica saída do Grêmio: "Questão de respeito ao clube e sua torcida"
A direção gremista já projetava que o jogador dificilmente permaneceria para o segundo semestre, mesmo que sua passagem não tivesse tantos percalços. Aos 29 anos, o meia ainda tem um alto valor de mercado e o Grêmio já projetava que o Atlético de Madrid, dono dos direitos econômicos do jogador, conseguiria uma oferta vantajosa para negocia-lo após a participação de Cristian na Copa América com a seleção uruguaia.
Cristian Rodríguez chegou com status de ídolo à Arena em 10 de março. Contudo, sofreu três lesões desde que desembarcou. A primeira, na coxa direita, ocorreu logo após sua estreia contra o Cruzeiro, em 14 de março, pelo Gauchão - jogo em que iniciou como titular e atuou por 60 minutos.
"Frustra a mim, ao atleta e ao Grêmio", diz Felipão sobre rescisão
Cebolla mancava na concentração do Grêmio antes do último Gre-Nal:
Logo depois, sofreu uma contratura na panturrilha esquerda. Depois de recuperado, atuou por 20 minutos no primeiro Gre-Nal da final do Gauchão, na Arena. Mas no último sábado teve lesão na outra panturrilha, o que o tirou da decisão do último domingo, no Beira-Rio.
Além disso, uma suspensão de quatro jogos recebida na Itália, onde atuava pelo Parma, teve de ser cumprida pelo Grêmio. Por conta disso, o jogador ficou de fora dos dois jogos contra o Campinense, pela Copa do Brasil, e ainda desfalcaria a equipe em mais jogos do Brasileirão por sua convocação pelo Uruguai para a Copa América.
Em vídeo, relembre como foi a entrevista de apresentação do meia no Grêmio, no dia 11 de março:
Em vídeo, como foi a festa da torcida com a chegada do jogador no aeroporto Salgado Filho, no dia 10 de março: