Depois de voltar bem ao time do Grêmio em 2021, Jean Pyerre entra em um momento decisivo para a definição do seu futuro no clube. Isto porque voltaram a aparecer times interessados na contratação do meia.
Isto chama a atenção, pois nesta temporada o jogador viveu momentos de contestação na Arena. Tanto é que ele só foi titular nas últimas partidas porque Pinares se lesionou. Além disso, o clube tentou trazer Claudinho, do Bragantino, e cogitou incluir Jean na negociação.
Apesar das negativas da empresa, representantes da Success Sports, que representa a carreira de Jean Pyerre, estão na Europa. É importante lembrar que clubes como Ajax, Mônaco e Atalanta acompanham há algum tempo todos os passos do jogador.
Além disso, o mercado da MLS, que cresce em investimentos e procura por jogadores jovens, busca informações sobre o camisa 10 gremista.
Nos últimos anos, a MLS contratou destaques da América do Sul como Reynoso (do Boca Juniors para o Minnesota United), Pity Martinez (do River Plate para o Atlanta United), Brenner (do São Paulo para o FC Cincinnati) e Ezequiel Barco (do Independiente para o Atlanta United).
Um bom exemplo de como este mercado atua é o que foi feito com o atacante paraguaio Miguel Almirón. O Atlanta United pagou US$ 8 milhões ao Lanús, e dois anos depois vendeu o jogador por US$ 24 milhões ao Newcastle.
Na última janela, o mercado norte-americano foi o quinto com mais vendas internacionais, superando Itália, Alemanha, Holanda, Portugal e Argentina. Hoje, a MLS conta com 106 jogadores em suas respectivas seleções, contra 26 atletas da Série A do Brasileirão.
Pelo que apurei no Grêmio, se chegar a confirmação de proposta com valor considerado importante, o negócio poderá ser feito. Em 2020, o Grêmio recusou a procura do Palmeiras, que tentou incluir Raphael Veiga e Gustavo Scarpa em uma troca por Jean Pyerre. O Atlético-MG também buscou informações sobre a situação do atleta na última temporada.
Neste ano, apesar da eliminação na Libertadores, o meia marcou gol e teve boa atuação na sua volta contra o Independiente Del Valle. Contra o Novo Hamburgo, foi o destaque do jogo. Nesta semana, ele estará à disposição do novo técnico para a estreia na Copa Sul-Americana. Mas, se a proposta for confirmada, o negócio poderá sair.