A Libertadores está na fase de quartas de finais, mas o artilheiro da competição não é de nenhum dos clubes que disputam o título. Aliás, ele já está bem longe da América do Sul.
O equatoriano Fidel Martínez, 30 anos, marcou oito gols em oito jogos na Libertadores pelo Barcelona de Guayaquil. O clube foi eliminado na fase de grupos, após ficar na lanterna de uma chave que tinha Flamengo, Independiente del Valle e Atletico Junior de Barranquilla. O atacante aproveitou as fases preliminares, quando o Barcelona enfrentou Progreso, Sporting Cristal e Cerro Porteño e disparou na artilharia.
Em setembro, ele se transferiu para o Shanghai Shenhua, da China. E até hoje se mantém como artilheiro da Libertadores. Depois dele, que tem oito gols, aparecem Julián Alvarez, do River Plate, e Salvio, do Boca Juniors, com cinco gols. Pepê, do Grêmio, tem três gols.
A curiosidade da carreira de Fidel Martínez é que ele teve uma apagada passagem pelo futebol brasileiro. Em 2008 e 2009 atuou no time sub-20 do Cruzeiro, mas não foi aproveitado na equipe principal. Ainda foi emprestado para a Caldense, onde também não fez sucesso.
Depois, viveu bons momentos no México, onde jogou no Tijuana, Pumas e Atlas. Pela seleção do Equador, disputou a Copa do Mundo de 2014, quando toda a preparação foi feita em Viamão, no Hotel Vila Ventura. Foi no Rio Grande do Sul que ele treinou para a principal competição da sua carreira.