A Conmebol segue trabalhando firme para tentar retomar a Libertadores. O objetivo da entidade é finalizar a edição de 2020 dentro de campo. E, para isso, vai esperar o tempo que for preciso pela liberação das autoridades sanitárias. Até a possibilidade de conclusão no início de 2021 é cogitada.
No momento, os funcionários da Conmebol trabalham presencialmente no prédio da entidade. A equipe está dividida. Nas segundas, quartas e sextas, um grupo comparece ao prédio, localizado em Luque, no Paraguai. Nas terças e quintas, é a vez do outro grupo. Na semana seguinte, os grupos trocam de dias.
O foco principal está na retomada das competições. Tanto da Libertadores como da Copa Sul-Americana. Por isso, a entidade trabalha na redação dos documentos que servirão como base para os procedimentos de volta dos jogos.
No total, são três documentos, e dois deles já estão prontos. O primeiro é sobre o protocolo médico que será adotado pela entidade. O trabalho foi conduzido por Osvaldo Pangrazio, diretor-médico da Conmebol, e aprovado pelos médicos das dez associações nacionais com representantes na Libertadores. Os jogadores de Grêmio e Inter precisarão estar atentos a detalhes como proibição de trocar ou dar camisas para os adversários e beijar a bola. Garrafas de água e isotônicos serão individuais e todos passarão pelo teste de controle da temperatura antes da bola rolar. Uso de máscaras para quem estiver no banco será obrigatório.
O segundo documento é sobre procedimentos para as delegações em aeroportos. São medidas que deverão ser tomadas pelos clubes em todas as viagens pela América do Sul. Grêmio e Inter, como todos os participantes da Libertadores, terão limite de passageiros na delegação. Estes dois documentos já foram enviados para os ministros da saúde de todos os países do continente e serão discutidos na próxima reunião ministerial do Mercosul.
O terceiro documento, que está na fase final de redação, é sobre o protocolo operacional, e vai tratar do que será permitido e proibido nos estádios em dias de jogos, como o limite de pessoas em cada arena e os procedimentos para jogadores, comissões técnicas, arbitragem, gandulas, imprensa e delegados das partidas.
Por enquanto, não existe previsão de data para a retomada da competição. Mas é bom a dupla Gre-Nal estar preparada para a Libertadores ser finalizada somente os primeiros meses de 2021.