Com o futebol brasileiro paralisado por causa da pandemia do coronavírus, o calendário das competições de 2020 ficará apertado, com uma dificuldade enorme para a conclusão dos torneios. Diante disso, surgiu o questionamento entre muitos profissionais do mundo da bola sobre a possibilidade de mudança do nosso calendário, com uma adequação ao período de disputas dos campeonatos europeus.
Isto significaria começar as principais competições do Brasil entre julho e agosto de 2020, com previsão de encerramento em maio de 2021, exatamente como funciona na Europa, com férias na metade do ano.
Esta questão foi levantada, mas não será levada adiante pela CBF. A convicção de Rogério Caboclo, presidente da entidade, é que o formato de calendário atual é o ideal para um país como o Brasil. Uma mudança deste porte teria que ser tomada por convicção, e não por necessidade.
A CBF segue firme na ideia de realização do Campeonato Brasileiro de 2020, com a mesma fórmula prevista, com pontos corridos em 38 rodadas.